Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Notícia de Viver

Teatro

Espelho da Vida: Ana conversa com Flávio e Margot sobre o diário de Julia. Confira o resumo desta quarta-feira

Dora se insinua para Otávio e Eugênio confronta Padre Luiz

Publicado em: 30/01/2019 05:00 | Atualizado em: 30/01/2019 08:02


Quarta-feira
Ana afirma a Alain que se comunicou com Cris em outra dimensão. Gustavo ameaça Dora. Daniel decide fazer uma releitura artística do quadro de Danilo. Bendita entrega um bilhete de Cris/Julia para Danilo. Cris/Julia confronta Dora. Hildegard garante a Madre Joana que fará de tudo para manter Danilo longe de Julia. A Guardiã aconselha Margot. Sheila avisa a Isabel sobre a festa para o elenco do filme na fazenda de Alain. Isabel manipula Priscila para participarem da festa de Alain. Mariane convida Marcelo para acompanhá-la à festa. Abigail e Zezé tentam encontrar um namorado para Gentil. Ana conversa com Flávio e Margot sobre o diário de Julia. Dora se insinua para Otávio. Eugênio confronta Padre Luiz. 

Confira os outros resumos da semana:

Quinta-feira
Eugênio agride Padre Luiz. Américo pressiona Ana a lhe mostrar o diário que acredita ser de Cris. Cris/Julia se esforça para convencer Gustavo a deixá-la em casa, e Dora percebe. Piedade tenta fugir de Eugênio, mas o coronel a captura. Alain se incomoda com a presença de Isabel na fazenda, mas gosta de ver Priscila. Bendita se penaliza com o estado de Piedade, que sofre com a maldade de Eugênio. Padre Luiz reza por Piedade. Cris/Julia visita Danilo às escondidas. Piedade fica doente e o médico levanta a possibilidade de uma internação. Isabel sofre um afogamento, e Alain tenta salvá-la, sob o olhar de Felipe.

Sexta-feira
Alain consegue resgatar Isabel, e todos o ajudam. Cris/Julia se preocupa com Piedade. Padre Luiz pede notícias a Bendita sobre Piedade. Dalton examina Isabel. Gentil acusa Américo de não ser um bom pai para seus filhos. Alain vai com Isabel e Priscila para a casa das duas. Daniela provoca Bola por causa de Sheila. Piedade pede ajuda a Cris/Julia para saber de Padre Luiz. Cris/Julia garante a Padre Luiz que Piedade ficará bem. Vicente aconselha Felipe a se afastar de Alain e Isabel, mas o espírito do rapaz afirma que não sossegará até unir os dois em sofrimento. Otávio tem esperanças de que Dora se apaixone por ele. Priscila declara seu amor por Alain e o chama de pai. Cris decide voltar para o presente para tentar salvar a vida de Piedade no passado. 

Sábado
A Guardiã avisa a Cris que ela não deve interferir no passado e que, se o fizer, perderá sua proteção. Cris procura Dalton, que alerta a atriz. Isabel provoca Alain, que disfarça seu incômodo para poupar Priscila. Margot conforta Cris, que sofre por não poder salvar Piedade no passado. Marcelo se preocupa com Isabel, e acaba discutindo com Mariane. Sheila percebe a presença de Cris na casa de Margot, e avisa a Isabel. Dalton informa a Ana e Flávio sobre o estado de Cris. Ana, Flávio e Margot tentam acalmar Cris. Marcelo visita Isabel. Cris tenta sair da casa de Margot e é surpreendida por Alain. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Sobre Vidas: Nivia e o empoderamento de mulheres no Coque
DP Auto na Tóquio Motor Show - Tudo sobre a Nissan
Sérum, pele natural, sombras coloridas e blush cremoso
Lula: sou um homem melhor do que aquele que entrou na cadeia

Resistência nordestina em cartaz

Diego Rocha *
Celebrando a resistência da arte nordestina e a arte nordestina de resistir, o 21º Festival Recife do Teatro Nacional está em cartaz na cidade para confirmar a vocação de um povo à resiliência e à criatividade. Até o próximo dia 24, a programação montada com muita assertividade pela Prefeitura do Recife irá apresentar 12 espetáculos em vários teatros da cidade, entre eles seis montagens nacionais jamais vistas na capital do Nordeste.
Mas não está toda no ineditismo a urgência que esses espetáculos carregam. Mas também e principalmente na referência e reverência que muitos fazem à estética e às temáticas fincadas no árido solo fértil do Nordeste. Alguns textos, como o da montagem Ariano %u2013 O Cavaleiro Sertanejo, da companhia carioca Os Ciclomáticos sequer foram produzidos no Nordeste. Mas sabem, bebem e comungam do povo que somos. Foram buscar inspiração em autores ensolarados como Ariano Suassuna e os tantos tipos e símbolos que ele fundou e transportou do imaginário nordestino para o mundo.
Há na programação citações ainda mais explícitas à nossa produção teatral. Parido do punho do próprio Ariano, em carne e pena, o clássico Auto da Compadecida chega ao Festival com sotaque mineiro, numa belíssima montagem do Grupo Maria Cutia, com a direção cênica precisa e sensível de Gabriel Villela, que conseguiu unir a cultura do cangaço pernambucano ao barroco mineiro, sem sair da trilha aberta pelo Movimento Armorial de Ariano.
São montagens que nos representam e, ao mesmo tempo, nos apresentam a nós mesmos, além de nos hastear bandeira a congregar territórios artísticos, afetivos e cívicos, num país assombrado e repartido por um projeto de poder excludente. Em cima e embaixo dos palcos, durante e depois do 21º Festival Recife do Teatro Nacional, que a arte e a força nordestina persistam farol aceso a nos guiar.

* Presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife

Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco