Diario de Pernambuco
Busca

artes visuais

Exposição de artista pernambucana aborda o contraste existente no universo feminino

Trabalho de Juliana Alves utiliza técnicas variadas, como óleo sobre tela, acrílica, aquarela e esculturas em gesso e vidro

Publicado em: 08/11/2018 14:02

Foto da obra 'Anjo dos segredos'. Crédito: Juliana Alves/Divulgação
Quando estava prestes a se formar em artes visuais, a pernambucana, nascida em Pesqueira, Juliana Alves escolheu a sua então professora Sônia Marques para orientar o trabalho de conclusão de curso. Dois anos depois, elas se reencontraram para produzirem juntas mais uma vez. De hoje a 31 de janeiro de 2019, a exposição TranspareSSer estará em cartaz no Centro Cultural Correios, no Bairro do Recife. O trabalho de Juliana utiliza técnicas variadas, como óleo sobre tela, acrílica, aquarela e esculturas em gesso e vidro, e tem curadoria assinada por Sônia. 

"A gente se conheceu na universidade, há mais de cinco anos. Ela sempre disse que gosta do que eu escrevo, de minhas poesias. Inclusive, uma das obras dessa exposição foi motivada por uma poesia minha. São gerações bem diferentes em um mesmo diálogo", afirma a curadora, que também exerce a função de arquiteta e urbanista. Sônia explica que a ideia da exposição consiste em explorar o contraste existente no universo feminino, com seus dilemas e identidades culturais. "Esse trabalho tem uma força muito grande. Exploramos dois lados de coisas femininas, como o frasco de um perfume, que pode ser delicado e, ao mesmo tempo, cortar e ser violento, do ponto de vista da morte", aponta. 

O nome TranspareSSer aparece como uma fusão da transparência e da essência e se faz presente em instalações, colagens, pintura tradicional e na transparência da renda do tecido. "O vestido de noiva faz parte de muitos sonhos femininos. A nossa ideia foi mostrar a ilusão desse sonho, quando no altar é onde as ovelhas costumam ser mortas", revela. A abertura da exposição ocorre às 19h. Durante o evento de vernissage, haverá uma intervenção literária realizada pelo grupo pernambucano Mulheres de Sete Saias e pela curadora Sônia Marques. "Vamos fazer uma leitura poética, que tem tudo a ver com o tema da exposição", adianta. 

Atualmente, Juliana é mestranda em artes visuais no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal de Pernambuco (UFPB/UFPE) e se prepara para lançar o livro TranspareSSer, que também é fruto da parceria dela com sua eterna mentora. "O livro vai ser publicado pela UFPB e é dividido em três partes: a primeira é uma extensão do TCC de Juliana; a segunda traz poesias minhas e ilustrações dela; e a terceira apresenta um diálogo nosso. É um apanhado escrito disso tudo", finaliza. 

Serviço 
Exposição TranspareSSer 
Período: de hoje (19h) a 31/01/19 
Onde: Centro Cultural Correios (Av. Marquês de Olinda, 262 - Recife)
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL