Diario de Pernambuco
Busca

Agenda

Carnaval 2019: ensaios de blocos e orquestras animam o Recife Antigo e as ladeiras de Olinda

A Orquestra Arruando, o grupo feminino Sambadeiras e o bloco Pitombeiras já iniciaram as atividades

Publicado em: 29/08/2018 14:21 | Atualizado em: 29/08/2018 14:59

Ensaios de blocos e orquestras antecipam o clima carnavalesco no Recife Antigo e em Olinda. Foto: Peu Ricardo/DP


A menos de 200 dias para o tão aguardado período carnavalesco, que em 2019 será de 1º de março (abertura na Sexta-feira) até o dia 6 de março (Quarta-feira de Cinzas), as agremiações, blocos e grupos de Recife e de Olinda dão início aos ensaios. A Orquestra Arruando, o grupo feminino Sambadeiras e o bloco Pitombeiras, por exemplo, já iniciaram suas atividades.

O projeto Recife do Frevo e do Passo da Orquestra Arruando fará neste domingo (2), o segundo show, no Marco Zero. Desta vez, o grupo vai prestar homenagem a Nascimento do Passo e vai receber o Maracatu Várzea do Capibaribe. O evento é gratuito e ocorre das 15h30 às 18h. A 1ª temporada do projeto Arruando, patrocinado pela Lei Rouanet, segue até novembro  com apresentações quinzenais, sempre aos domingos. Durante o show da Arruando, haverá um aulão de frevo especial para relembrar a técnica de Nascimento do Passo e serão distribuídas cartilhas com as letras das músicas e 120 sombrinhas para o público.

Nas ladeiras de Olinda, o bloco Pitombeira dos Quatro Cantos vai iniciar a temporada de ensaios tradicionalmente no dia 7 de setembro. Este ano, a data cai na sexta-feira (7) e terá festa e desfile pelas ruas da Cidade Alta. O ensaio começa na sede, localizada na Rua 27 de Janeiro, número 128, a partir das 13h, com entrada gratuita. Segundo a presidência do bloco, os músicos farão intervalo, para retomar o batuque e sair em cortejo às 17h. A Pitombeira costuma ensaiar aos domingos, com intervalo de 15 dia, mas a agenda será afetada para não atrapalhar o período eleitoral no mês de outubro. As camisas oficiais da agremiação estão à venda na sece por R$ 30.

Desde o mês de agosto, o grupo feminino Sambadeiras das Ladeiras começou a ensaiar todos os domingos, a partir das 16h, no jardim do Sobrado Mourisco, também em Olinda. O evento é aberto ao público. Segundo a porta-estandarte Manuela Ordonho, o grupo composto por quase 50 mulheres estão aprendendo novas músicas que serão inclusas no setlist. 

Pitombeira e Sambadeiras iniciaram seus ensaios pré-carnavalescos. Foto: Rafael Martins/DP/Facebook/Reprodução
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL