Diario de Pernambuco
Busca

Música

Grammy muda regras após reclamações de falta de diversidade

Entre as novidades previstas para entrar em vigor a partir de 2019, está o aumento no número de indicados em quatro categorias

Publicado em: 26/06/2018 17:39

O rapper Jay-Z liderou o número de indicações na última edição do Grammy (foto: Reprodução/Internet)

Na tentativa de equilibrar a representação de minorias, entre os premiados no Grammy, a Recording Academy, responsável pela premiação, anunciou alterações na próxima entrega dos troféus, que ocorrerá em 2019. Entre as mudanças, está a expansão de algumas das maiores categorias.

Considerado o principal evento da música no mundo, o Grammy já havia demonstrando esforço em favor da diversidade, sobretudo depois de reclamações nas edições de 2016 e 2017 relacionadas à falta de representatividade negra entre indicados; em 2018, o baixo número de troféus concedidos a mulheres incomodou. 

Uma das medidas confirmadas foi o aumento no número indicados nas categorias melhor gravação, melhor música, álbum do ano e artista revelação. Em vez de cinco, a partir do próximo ano serão oito indicados.

Em comunicado divulgado pela revista Variety, a academia alega que, expandindo a disputa, os membros votantes terão mais margem na hora de eleger um vencedor. “Essa mudança reflete a grande entrada de concorrentes para estas categorias e permite que os votantes tenham mais flexibilidade em escolher os melhores do ano”.

Recentemente, Neil Portnow, presidente da Recording Academy, anunciou que deixará o cargo. O anúncio foi feito poucos meses após fazer declarações consideradas machistas, em que disse que mulheres deveriam “aumentar o nível” de qualidade para derrotar concorrentes homens.

Outras mudanças, mais técnicas, incluem a participação de supervisores musicais aos grupos de indicados na categoria melhor álbum de trilha sonora, um comitê de avaliação de nomeações para a World Music Field e flexibilização no critério de indicação para a categoria melhor álbum de música alternativa.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL