Diario de Pernambuco
Busca

Música

'Fico feliz em ver a cultura recifense se expandindo pelo mundo', diz MC Loma. Confira a entrevista

Após confirmar turnê na Europa, trio de pernambucanas faz show no Recife neste fim de semana

Publicado em: 15/06/2018 13:22 | Atualizado em: 18/06/2018 09:49

A MC lançou Disputa do Bumbum, uma música para a Copa do Mundo. Foto: YouTube/Reprodução


Até alcançar o sucesso nacional, cantores costumam realizar uma série de shows em suas cidades de origem. Nesse sentido, MC Loma e as Gêmeas Lacração foram uma exceção à regra. A escalada meteórica das adolescentes não reservou tempo para apresentações em Pernambuco antes da mudança para São Paulo. Neste sábado (16), no entanto, o trio desembarca no Recife para a segunda performance no estado como atração da festa Brega Naite, realizada no Catamarã, no bairro de São José. MC Elvis e Michelle Melo completam a programação do evento.

São quatro meses que separam o lançamento do hit Envolvimento da atual fase das meninas. Nesse período, elas lançaram oito clipes, colaboraram com nomes do funk paulista como Jerry Smith, MC Gui, Os Cretinos, venceram uma categoria da premiação MTV Miaw e cumpriram agenda de shows por todo o país. "Está sendo bem legal morar em São Paulo, mas ainda não nos acostumamos muito com o frio da cidade. Nas viagens, apesar da agenda cheia, sempre conseguimos um tempinho para conhecer algumas coisas dos lugares", conta Loma em entrevista ao Viver



Além de acumular milhões de visualizações a cada música lançada - sendo Disputa do Bumbum a mais recente -, o trio está abrindo portas para outros nomes do brega pernambucano no eixo musical paulista: MC Elvis assinou contrato com a produtora Start Music e MC Bruninho é o novo nome da GR6 Eventos. 

Enquanto esses artistas ganham espaço, as precussoras da nacionalização do brega funk se preparam para uma turnê na Europa - ainda sem datas divulgadas. "A gente se sente muito feliz em ver a cultura recifense se expandindo pelo mundo. Estamos muito ansiosas porque além de fazer os shows, vamos conhecer outros países. Vai ser nessa viagem que vou brincar na neve, que é um dos sonhos que ainda não realizei", diz a MC.

No palco do Catamarã, os recifenses vão ver uma Paloma diferente da menina que deixou Jaboatão dos Guararapes em fevereiro. Ela colocou um mega hair loiro e realizou mudanças estéticas consequentes da nova etapa. De acordo com a MC, o trio sente uma sensação especial quando se apresenta em Pernambuco. “Nos sentimos mais acolhidas. Bate muita saudade. Nascemos aí, sabemos tudo daí, além de ser a terra dos nossos amigos e família".

O "POP BUBBLEGUM" E A "FEMINILIDADE ESCAMOSA"
Na apresentação, as garotas comprovam que conseguem sustentar um show com carisma e danças ensaiadas. Elas materializam a narrativa “teen” dos clipes, apostando em figurinos adolescentes e coreografias com dançarinos. Além disso, evocam performances bastante ligadas à tradição da música pop, principalmente de um movimento que ficou conhecido como pop bubblegum. Essa vertente apela para o público pré-adolescente/adolescente e teve seu auge durante os anos 1990 com artistas como Backstreet Boys, N’Sync e Britney Spears.

Essa tendência "brega adolescente" é o que o pesquisador do gênero Thiago Soares tem chamado de "feminilidade escamosa". "Percebemos que não há apelação sexual nos clipes da Loma, porque é uma narrativa da música teen. Vemos ela 'tirando onda', em uma chave do humor, uma outra performance de feminilidade que não é a consagrada por Michelle Melo, a mulher fatal e sexy”, explica o professor da UFPE, que atualmente está em Porto Rico para palestrar sobre a música brega no XIII Congresso Latino-Americano da Associação Internacional para o Estudo da Música Popular.

SERVIÇO
Brega Naite com MC Loma e as Gêmeas Lacração, MC Elvis e Michelle Melo
Onde: Catamarã (Cais Santa Rita, São José, Recife)
Quando: Sábado, às 23h
Quanto: R$ 60 (pista), R$ 180 (open bar), à venda nos pontos físicos Haus, Loja Avesso e Redley.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL