Diario de Pernambuco
Busca

Cultura

Festival Nacional do Frevo realiza programação gratuita no Recife

Oito candidatos se apresentarão no Compaz Governador Eduardo Campos

Publicado em: 18/05/2018 09:41

Festival premiará composições nas categorias Frevo de Rua, Frevo de Bloco, Frevo Canção, Frevo Livre Instrumental - Releitura e Autoral. Foto: Bruno Campos/PCR

Sexta-feira (18) é dia de Frevo no Alto de Santa Terezinha. O Compaz Governador Eduardo Campos recebe, a partir das 19h, a segunda semifinal do Festival Nacional do Frevo. O concurso, promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, vai premiar as melhores composições de frevo, entre 274 inscritas, com  gravações audiovisuais em estúdio profissional e apresentações remuneradas no Festival de Inverno de Garanhuns deste ano e no Carnaval de 2019.

Na segunda semifinal do concurso irão se apresentar oito candidatos, dois de cada uma das quatro categorias: Frevo de Bloco, Frevo de Rua, Frevo Canção e Frevo Livre Instrumental – Autoral. Somente quatro garantem vaga na final.

Os candidatos irão se apresentar acompanhados de coral feminino e da orquestra regida pelo consagrado maestro Edson Rodrigues, com exceção dos dois semifinalistas da categoria Frevo Livre Instrumental - Autoral, que se apresentarão com formação e músicos próprios, conforme previsto em edital.

A próxima e derradeira semifinal será no dia 25 de maio, na área externa do Paço do Frevo, também às 19h.

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL NACIONAL DO FREVO

DIA 18 DE MAIO
19h, no Compaz Governador Eduardo Campos

Músicas/artistas que se apresentarão:

Categoria Frevo de Bloco
Trajetória da Saudade - Autor: Elton Sarmento/ Arranjador:Bozó 7 Cordas

O candidato não disponibilizou informações
Matando Saudade - Autor: Luiz Gonzaga de Castro/Arranjador: Bozó 7 Cordas
Luiz Gonzaga de Castro é professor universitário, mas prefere se creditado como folião pernambucano. Foi membro do Centro da Música Carnavalesca de Pernambuco. Possui treze frevos gravados, de rua e de bloco. Já foi premiado no Concurso de Música Carnavalesca de Pernambuco. Ardoroso defensor do frevo, é um dos fundadores e diretores da Orquestra Paranampuká, que prestigia compositores pouco executados nas ruas do Recife e Olinda. Compôs Matando Saudade há muitos anos, quando residia em São Paulo

Categoria Frevo de Rua
Pé de Moleque - Autor e arranjador: Gilson Santos
O candidato não disponibilizou informações

Sapecando - Autor e arranjador: Marcos FM
O candidato não disponibilizou informações

Categoria Frevo Canção
Empoderada - Autor: Jades Sales/Arranjador: Tovinho
Cantor, compositor e performer, Jades Sales iniciou sua trajetória musical em 2007, com o projeto Cartola 100 anos, que circulou por vários estados e depois virou disco. Em 2010, lançou Não há um só planeta divertindo gente, com releituras de clássicos da MPB e músicas inéditas, depois outra coletânea. No último mês de janeiro, lançou seu primeiro trabalho autoral, dedicado ao frevo, o EP Eletrofervo, onde experimenta a junção do frevo com células de outros ritmos.

Frevo Bregado – Autor: Carlos de Melo Brasil/Arranjador: Marcos FM
Vencedor de concursos de passista quando criança, Carlos de Melo Brasil tornou-se compositor por lazer. Em 2013, inscreveu-se no primeiro concurso de música de Carnaval, já tendo sido premiado com o frevo de rua João do Loro. De lá para cá, participou de várias outras competições musicais, colecionando muitos prêmios. Participou do CD do Galo da Madrugada, em homenagem a Ariano Suassuna, em 2013 com o frevo Pernambucano de Coração, além de ter sua música Voz do Frevo Gravada por Nonô Germano.

Categoria Frevo Livre Instrumental – Autoral
Feliz da Silva - Autores: Sebastian Poch e Percy Marques/ Arranjador: Percy Marques

Nascido na Áustria, Sebastian Poch começou a estudar violoncelo com seu pai. Depois de se mudar para o Brasil, atuou em orquestras e conjuntos, além de ter vencido festivais. Em 2002, tornou-se violoncelista concursado da Orquestra Sinfônica da Paraíba e, em 2007, formou-se em música, pela UFPB. Atuou ainda na Orquestra de Câmera de João Pessoa e com o Quinteto da Paraíba. Mudou-se para o Recife em 2007 para acompanhar Ariano Suassuna nas Aulas Espetáculos, integrando o Grupo Arraial e Quarteto Romançal.

Frevo da Amizade - Autor e arranjador: Ronaldo Batata
Nascido em São Paulo, Ronaldo Batata mora atualmente em Santa Luiza, no município de Belo Jardim. Compositor, arranjador e guitarrista, começou a tocar em bandas de baile, há 30 anos. Filho de músicos, deu os primeiros passos sozinho, tendo depois estudado música no Instituto Federal de Pernambuco. Já integrou o grupo Flor do Mandacaru, e o Asas da América. Tocou também com o célebre mestre Camarão. A música é seu sustento, vocação e alegria.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL