Diario de Pernambuco
Busca

Luta

Evento gratuito de música, moda e cinema celebra o Dia Internacional Contra a Homofobia no Recife

Encontro de intervenções artísticas será realizado no Clube Metrópole

Publicado em: 17/05/2018 12:46 | Atualizado em: 17/05/2018 15:09

O desfile também terá uma participação especial do cantor pernambucano Ciel Santos. Foto: Diego Cruz/Divulgação


Há 28 anos, em 17 de maio de 1990, a homossexualidade foi excluída da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID), feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Por isso, a data ficou conhecida como Dia Internacional Contra a Homofobia e é comemorada pela comunidade LGBT em todo o mundo. No Recife, o dia será celebrado com um encontro de intervenções artísticas realizado hoje, no Club Metrópole, das 20h às 23h. O evento gratuito terá música, desfile de moda e uma mostra de curtas-metragens. Todas expressões possuem um recorte dentro da cultura LGBT.

Durante todo a noite, o som ficará por conta dos VJs Funplex. Em uma passarela montada na pista New York, no térreo do estabelecimento, o estilista e designer Perron Ramos vai mostrar peças da coleção Xilogravura, criada para a grife MANIFESTA!. As roupas contam com estampas com traços xilográficos, divulgando a arte e costumes nordestinos. As modelos serão pessoas trans do projeto TRANSVIVER, que atuam dando apoio psicológico e profissional para transgêneros.

As roupas contam com estampas com traços xilográficos, divulgando a arte e costumes nordestinos. Foto: MANIFESTA!/Divulgação

O desfile também terá uma participação especial do cantor pernambucano Ciel Santos, responsável pelo projeto musical ENRAIZADO, lançado em 2016 com o objetivo de discutir temáticas relacionadas à diversidade. Através do canto e da dança, o artista vai explorar a tradição dos folguedos com o discurso de respeito às diferenças. “A arte sempre serviu como ferramenta de discussão e reflexões. Atualmente a militância está ainda mais atuante e diversificada. Eu como artista acredito que tenho que usar a minha arte para ajudar, desmistificar e conscientizar as pessoas”, diz o cantor, que é natural de Bezerros, no Agreste.

O encontro de intervenções é uma iniciativa da ativista Maria do Céu em parceria com a Aliança Nacional LGBTI+. Desde 2012, o Dia Internacional Contra a Homofobia já era celebrado na boate com encontros e debates, mas desta vez o enfoque será cultural. “A cultura é um lugar de pertencimento, então estamos promovendo esse fortalecimento da cultura LGBT para que a comunidade se sinta forte, pertencente a uma sociedade”, diz Maria, empresária à frente do Club Metrópole há 16 anos. “Essa sensação de pertencimento serve para que trabalhemos na inclusão de pessoas LGBT em todos os espaços, garantindo seus direitos à escola, trabalho e até mesmo em suas próprias famílias”, conclui.

Programação
20h - Mostra de curtas
21h - Abertura oficial
21h20 - VJs Funplex
21h50 - Desfile com participação especial do cantor Ciel Santos
22h40 - Recital A opressão matou mais um, de Ketwlly Lima com performance de Hanna

Serviço
Virada Cultural do Dia Internacional Contra a Homofobia, com Cineclube, VJs Funplex, Desfile da marca MANIFESTA! (por Perron Ramos), Ciel Santos (Intervenção artística) e Recital com a drag Hanna.
Onde: Club Metrópole (Rua das Ninfas, Boa Vista)
Quando: hoje, das 20h às 23h
Quanto: Gratuito
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL