Diario de Pernambuco
Busca

Exposição

Após ter obras presas na alfândega, exposição sobre Maio de 68 estreia no Recife

Mostra no Instituto Ricardo Brennand marca o 50º aniversário das manifestações com fotografias e documentários

Publicado em: 21/05/2018 12:04 | Atualizado em: 21/05/2018 12:11

Praça Denfert-Rochereau, em cima do Leão de Belfort. Foto: Philippe Gras/Divulgação

No dia 10 de maio de 1968, um grupo de 20 mil estudantes franceses montou barricadas com carteiras e móveis destruídos, fazendo de um bairro estudantil em Paris um território de confronto. Era a eclosão de um sentimento de contestação geracional que ecoou por todo o mundo em diversas linguagens: literatura, cinema e música pop. Nesta terça-feira (22), registros feitos na época do movimento chegam ao Recife com a exposição No coração de maio de 68, montada no Instituto Ricardo Brennand para marcar o 50º aniversário das manifestações com fotografias e documentários.

A mostra será realizada após ter tido as obras presas na alfândega no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes. As obras que estarão expostas compõem um projeto liderado pela Associação dos Amigos de Philippe Gras e pela Produtora Filmes dos Quatros Planetas e conta com o apoio do Institut Français e da Aliança Francesa.

O módulo das fotografias consiste em 43 registros feitos durante os eventos na França, assinadas pelo fotógrafo francês Philippe Gras. O relatório fotográfico apresenta um olhar emprático e distanciado de momentos específicos do fenômeno social. Em outra instalação, será exibida uma série de dois documentários intitulados Maio de 68, uma estranha primavera, feita pelo historiador e cienasta francês Dominique Beaux. Os filmes tentam reler os acontecimentos, entrevistando personagens da política, serviço civil e outras instituições que participaram do movimento de perto.

SERVIÇO
Exposição No Coração de Maio de 68
Onde: Pinacoteca do Instituto Ricardo Brennand, Alameda Antônio Brennand, S/N – Várzea.
Quando: de 22 de maio a 22 de julho, visitações de Terça a domingo, das 13h às 17h
Quanto: R$ 30,00 (inteiro) e R$ 15,00 (meia entrada) - Pessoas com deficiência, estudantes, professores e idosos acima de 60 anos mediante documentação comprobatória.
Informações: (81) 2121-0352/0365
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL