Diario de Pernambuco
Busca

Música

Projeto artístico revela música autoral em Pernambuco

Caldo de Cana explora as redes sociais para divulgar cantores e bandas musicais, arcando com um custo de quase 60% das produções

Publicado em: 03/04/2018 14:31

Um dos beneficiados do projeto foi o forrozeiro Ricardo Nigro. Foto: Instagram/Reprodução

A combinação de sons, ritmos e tecnologia em plataformas digitais trazem um novo cenário para a música autoral pernambucana. Através de redes como o Spotify e o Youtube, um novo projeto vem revelando talentos de todo o estado e contribuindo para impulsionar a veia artística do local. Iniciada ainda em 2016, o projeto Caldo de Cana explora as redes de maneira a receber cantores e bandas musicais, arcando ainda com um custo de quase 60% das produções de clipes autorais. 

Frevo, brega, rock, samba. Qualquer ritmo é bem vindo para compor o trabalho do grupo. "A gente faz a gravacao da banda, que normalmente consta com a apresentação de três músicas, mais uma entrevista", comenta Gustavo Sulman, responsável pela parte de áudio do projeto. Ao todo, o Caldo de Cana já reúne 24 mil seguidores no Instagram e Facebook e mais de 100 vídeos em seu acervo, todos disponibilizados através de sua página no Youtube. "Às vezes, as bandas têm um conteúdo musical legal, mas não tem capacidade de arcar com os altos custos da produção. Entramos neste ponto, levantando um material bom e de qualidade para eles", explica. 

Para cada gravação, um detalhe específico é pensado. "Pode ser filmado externo ou em estúdio, depende de qual é a proposta da banda", explica Sulman. Dentro dos formatos "on demand" e interativo, o grupo justifica que esta foi a maneira mais prática de colaborar com a música local, já que este mercado migra para modalidade de consumo em streaming nos últimos anos. "É recompensador saber que vamos materializar uma obra artística que até então era inalcançável para esses artistas. É muito trabalho, muita dedicação, mas tentamos sempre nos lembrar que geramos produtos valiosos. É a arte de cada um", explica João Pedro, diretor e cofundador do projeto. 

Um dos beneficiados do projeto foi o forrozeiro Ricardo Nigro. Com o projeto lançado em dezembro de 2017, o cantor afirma que está foi uma oportunidade sem igual em sua carreira. Embora seja ainda considerado como o início para os organizadores, está é a intenção do projeto: despertar esses talentos.  "Gostaríamos também que houvesse interesse dos empresários musicais em apoiar e participar dessa ideia", afirma Sérgio Albuquerque, representante executivo e operacional do projeto.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL