Viver

Romance e humor irônico marcam Orgulho e Paixão, nova novela das 6

Inspirado livremente na obra de Jane Austen, folhetim escrito por Marcos Bernstein estreia nesta terça-feira, na Globo

Thiago Lacerda e Nathália Dill formam o par principal. Foto: João Miguel Júnior/Globo

Siga o Viver no Instagram

Logo no início, Ema (Agatha Moreira) dará um baile de boas-vindas para Darcy e Camilo (Maurício Destri) a fim de arrumar pretendentes para suas amigas sem imaginar que eles estão na cidade para comprar as terras de sua família. Na ocasião, Elisabeta conhecerá Darcy e os dois vão entrar em embates sinceros, deixando bem clara a personalidade de cada um, mas isso também os levará a um relacionamento. No entanto, a interesseira Susana (Alessandra Negrini) fará de tudo para afastá-los.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

"A novela tem uma vocação romântica, que parte da história desta mãe que busca casar suas cinco filhas de qualquer jeito. Toda a trama se desenrola com muita paixão, romance, humor, leveza e graça", relata o autor, Marcos Bernstein.

Na trama, Susana trabalha para Julieta (Gabriela Duarte), a Rainha do Café, porém seu principal interesse é arrumar um marido rico. Na história, ela colocará todas as suas esperanças em Darcy. Portanto, armará para afastar o mocinho de Elisabeta, assim que o casal se apaixonar. "Susana quer o dinheiro do Darcy. Ela não é apaixonada por ele. É uma malandra! É uma personagem que só quer se dar bem, que não tem escrúpulos, é interesseira, mas também engraçada", adianta Alessandra Negrini.

Inspiração

Orgulho e paixão foi inspirada livremente nas obras Orgulho e preconceito (1813), Razão e sensibilidade (1811), Abadia de Northanger (1818), Lady Susan (escrito entre 1794 e 1805), Emma (1815) e Mansfield Park (1814), da inglesa Jane Austen. Segundo Thiago Lacerda, foi um acerto do autor decidir não seguir à risca o texto da escritora e usar apenas a essência de seus personagens e do universo retratado nos livros. "A obra é uma inspiração, mas o Marcos Bernstein tem essa liberdade de não ter nenhuma responsabilidade com a obra, a não ser trazer para as pessoas as referências que a Jane Austen apresenta. A partir daí, ele desdobrou a história da novela. Acho inteligente, inclusive, fazer uma adaptação. É mais legal", avalia o ator.

QUEM É QUEM

Ofélia Benedito (Vera Holtz) – Sem papas na língua, tem uma missão na vida: casar as cinco filhas. Ela passa os dias pensando em bons pretendentes para as jovens. Quanto mais tempo as filhas demoram a se casar, mais a situação financeira da família piora.

Felisberto Benedito (Tato Gabus Mendes) – Um intelectual, professor de todas as escolas da redondeza, casado com Ofélia.

Elisabeta Benedito (Nathalia Dill) – É uma jovem à frente de seu tempo, que se recusa a se casar por conveniência. Apesar de seu forte temperamento, ela encontra em Darcy (Thiago Lacerda) seu par  ideal. O casal lutará contra as adversidades para viver este amor.

Jane (Pamela Tomé) – A mais velha das irmãs Benedito é também a mais linda. Doce e tímida, a ela não faltam pretendentes.

Mariana (Chandelly Braz) – É uma apaixonada radical, sempre em busca de um amor forte e explosivo. Por isso, cai de paixão por Diogo Uirapuru (Bruno Gissoni), o poeta “trovador” que leva uma vida sem regras.

Cecília (Anaju Dorigon) – É a filha mais caseira da família Benedito. Está sempre cercada de livros com histórias de donzelas em perigo, de mortes por amores e de terror gótico.

Lídia (Bruna Griphão) – É a mais extrovertida das filhas da família Benedito. Para piorar, sua ingenuidade é quase infantil. Ele se mete nas situações mais cômicas possíveis.

Darcy Williamson (Thiago Lacerda) – Nascido no Brasil, é filho do industrial inglês Lorde Williamson (Tarcísio Meira), que, ainda no Império, veio implantar as estradas de ferro no país. Irá se apaixonar por Elisabeta.

Julieta Bittencourt (Gabriela Duarte) – Emocionalmente distante, severa, educou o filho Camilo (Maurício Destri) sozinha, amando-o muito, mas sem nunca conseguir dar o carinho que o menino precisava.

Susana (Alessandra Negrini) – Dissimulada, manipuladora e sedutora. É o braço direito de Julieta, a Rainha do Café. Vê em Darcy o alvo perfeito para se dar bem na vida.

Camilo Bittencourt (Mauricio Destri) – Lindo, doce e romântico, mas de personalidade fraca. Provavelmente devido à superproteção de sua mãe, Julieta. É o melhor amigo de Darcy, a quem considera um irmão.

Ernesto Pricelli (Rodrigo Simas) – Jovem, bonito e cheio de ideias para mudar o mundo. Filho de imigrantes italianos, Gaetano (Jairo Mattos) e Nicoletta Pricelli (Rosane Gofman). Encontra em Elisabeta não só uma aliada, também um grande amor.

Acompanhe o Viver no Facebook:

[VIDEO1]

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...