Diario de Pernambuco
Busca

Música

Multi-instrumentista pernambucana Lara Klaus lança disco em show gratuito no Teatro Apolo

Força do Gesto é primeiro álbum solo da artista, que já integrou a Profiterolis e acompanhou músicos como Nena Queiroga, Elba Ramalho e Moraes Moreira

Publicado em: 10/03/2018 10:00 | Atualizado em: 10/03/2018 15:03

Disco de estreia tem dez faixas, sendo oito composições próprias, a maioria delas em parceria com outros músicos. Foto: Isabela Borges/Divulgação

Força do gesto
, álbum que a multi-instrumentista pernambucana Lara Klaus lança neste sábado, às 20h, em apresentação gratuita no Teatro Apolo é um disco de estreia mas passa longe de ser o trabalho de um estreante. Com uma já bem consolidada carreira sobretudo como percussionista e baterista, Klaus acumula mais de uma década de atuação profissional na área, que se desdobra também nas atividades como educadora, musicoterapeuta e produtora.

Siga o 
Viver no Instagram

Se não é um debute, o disco marca uma espécie de recomeço para Lara, que sai do papel backing vocal desempenhado enquanto baterista e instrumentista ao lado de outros artistas, e assume a voz principal. Além de passar por bandas locais, a exemplo da Malakai, de pop reggae, e da criativa e inclassificável Profiterolis, ela acompanhou nomes como Nena Queiroga, Josildo Sá, André Rio, Luciano Magno, Elba Ramalho, Moraes Moreira e Roberto Menescal.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

A voz não está presente apenas no canto, mas na composição das músicas. Das dez faixas do disco, oito levam a sua assinatura, quase sempre em parceria com outros músicos. "Eu tinha uns mil discos na cabeça", brinca Lara Klaus sobre o desenvolvimento do projeto, viabilizado a partir do Funcultura. Entre as ideias iniciais estava a produção de um álbum todo instrumental, mas explorar a canção era um desejo antigo. "Estava aberta a possibilidades. Fui produzindo muita coisa, gravando muita coisa, por curtir muito trabalhar nessa parte de engenharia de áudio", conta sobre os testes para amadurecimento de Força do gesto.

Outro aspecto menos usual, ao menos em relação o que foi visto na maior parte da carreira, está no fato de Lara assumir também, em algumas faixas, violões e guitarra. Os instrumentos, no entanto, fizeram parte das primeiras incursões musicais na infância, antes mesmo de estudar bateria, a partir da adolescência. Portanto, tudo que talvez possa parecer novo para quem, até hoje, só viu Lara na bateria e percussão, são apenas facetas menos conhecidas da artista. E ainda que seja um repertório calcado em canções, os elementos percussivos passam longe de estarem em segundo plano. "Quando começo a pensar em arranjos, parto sempre da percussão e bateria. Para mim esses instrumentos não estão fundo, eles guiam a música", afirma.

Instrumentos de pele, timbales, congas e outros instrumentos trazem para as faixas influências afro-baianas, caribenhas, cubanas e porto-riquenhas, entre outras sonoridades. "A canção está balanceada com a percussão, não está na frente, mas também não está atrás", explica. "Tentei fazer complementar. A percussão tem a sua voz, a sua parte na composição", acrescenta Klaus.

O equilíbrio almejado por Laura Klaus foi alcançado. Força do gesto é um álbum bem polido e harmonioso. A percussão ganha um destaque pouco habitual dentro da canção, embora a ênfase nunca aparente sobreposição, mas, sim, uma delicada e eficiente simbiose. Igualmente orgânica é a transição entre composições mais intimistas e músicas mais alegres e dançantes. É um trabalho tecnicamente apurado e, também, cheio de sentimento.

A musicista promete tocar o disco na íntegra durante o show no Apolo, além de músicas do Ladama, projeto musical que integra junto com outras mulheres de diferentes partes da América Latina. Lara Klaus irá se apresentar acompanhada de mais seis músicos que participaram da gravação do álbum: Alexandre Barros (bateria e percussão), Lula Borges (baixo), Ed Staudinger (teclado), Babi Jacques (vocais), Thiago Rad (guitarra), Henrique Albino (sax e flauta). Ela ainda recebe, como convidados, Zé Manoel, Mavi Pugliesi e o Maracaarte, grupo de percussão e dança da ONG Integrarte, que atende pessoas com síndrome de Down e da qual é colaboradora.

Os ingressos para a apresentação serão distribuídos uma hora antes do show e o CD poderá ser adquirido no local por R$ 15. O teatro funciona na Rua do Apolo, 121, no Bairro do Recife.

Acompanhe o Viver no Facebook:

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL