Diario de Pernambuco
Busca

De volta

Exposição alvo de polêmica será exibida no Rio de Janeiro

No ano passado, a mostra Queermuseu foi cancelada pelo Santander Cultural, em Porto Alegre

Publicado em: 28/03/2018 09:21

Obras relacionadas a sexo incomodaram setores conservadores. Foto: Queermuseu/Divulgação

A Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage, no Rio de Janeiro, conseguiu arrecadar mais do que o valor necessário para montar a exposição Queermuseu: Cartografias da diferença na arte brasileira – confirmada para a segunda quinzena de junho. No ano passado, a mostra, que tem obras de artistas brasileiros seminais, como Candido Portinari, Alberto Guignard, Lygia Clark e Adriana Varejão, foi cancelada pelo Santander Cultural, em Porto Alegre, e vetada pela prefeitura carioca no Museu de Arte do Rio (MAR), por ser considerada imoral por movimentos conservadores.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre 

A EAV lançou uma vaquinha virtual no dia 31 de janeiro para amealhar 690.000 reais até o fim de março. Com mais de 1.400 doadores, o crowdfunding alcançou mais de 800.000 reais nesses 58 dias. A meta agora passou a ser 1 milhão de reais. O valor a mais será aplicado no ciclo paralelo de debates sobre temas ligados à diversidade sexual e no programa educativo da instituição.

"A campanha abrangeu um público muito variado: tivemos doações de R$ 20 a R$ 10000. A população se engajou porque a censura é contra todos", celebrou o diretor da EAV, Fabio Szwarcwald. "A comunidade artística se sensibilizou muito com a causa. Para o leilão (que aconteceu no último dia 15), tivemos as obras de 83 artistas". Foram vendidas 55 peças, de nomes como José Bechara, Raul Mourão e Neville d’Almeida, e Caetano Veloso fez um show.

Os recursos serão usados na reforma das Cavalariças, espaço do Parque Lage que servirá à mostra, de curadoria de Gaudêncio Fidelis, e na operação e montagem das 263 obras, de 85 artistas. Não está descartada a possibilidade de a mostra ter classificação indicativa. No ano passado, à época do cancelamento pelo Santander e o veto unilateral do prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB) – bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus -, a mostra foi acusada de "promover a zoofilia e a pedofilia", e tachada de imprópria para menores.

Acompanhe o Viver no Facebook: 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL