Diario de Pernambuco
Busca

Música

Racionais MC's dá pausa na carreira por tempo indeterminado

Grupo está em 'férias coletivas', de acordo com um dos integrantes

Publicado em: 21/02/2018 17:16 | Atualizado em: 21/02/2018 19:09

Racionais é uma das bandas mais influentes do país. Foto: Instagram/Reprodução


O gurpo Racionais MC's, nome ícone do rap brasileiro, anunciou pausa nas atividades por tempo indeterminado, justamente no ano comemorativo das três décadas de fundação, marcado por shows para celebrar a data. Integrante do grupo, DJ KL Jay se referiu à suspensão como "férias coletivas" sem prazo para retorno, em matéria publicada pela revista Rolling Stone.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

A informação foi confirmada pelo Viver: a assessoria de imprensa da banda relacionou a interrupção da trajetória à necessidade de tempo para os músicos se dedicarem a projetos paralelos. Eles não pretendem divulgar nota oficial sobre o assunto nem anunciar possível data de retorno.

Na matéria publicada no site da revista, DJ KL credita a decisão ao excesso de trabalho e estende a pausa à realização de shows e à gravação de discos. "É muito peso. Racionais é uma carga muito forte, né? Se continuar fazendo show, [a gente] fica louco. Os quatro, fica tudo louco. Trabalhamos muito no ano passado. Muito mesmo. Isso tudo cansa, cansa espirutalmente".

De acordo com a assessoria do grupo, ele finaliza um disco em estúdio (Na batida vol. 2/No quarto sozinho) enquanto Mano Brown continua a divulgar o trabalho solo.

No site oficial do grupo, há informações sobre projetos paralelos desenvolvidos pelo quarteto. Brown tem apresentação confirmada no festival Lollapalooza 2018, em março, ao lado da banda Boogie Naipe. Ice Blue deve concluir álbum preparado com Helião, do RZO, e Edi Rock, continuar o lançamento de singles, observa a matéria da Rolling Stone.

Criado em 1988, o Racionais MC's construiu uma carreira sólida no rap brasileiro, sempre com músicas cujas letras denunciavam a situação de preconceito e violência sofrida por pessoas moradoras da periferia e das favelas. Referências a drogas, maus-tratos da polícia, injustiças, desigualdade e ausência de políticas públicas transformaram a banda em porta-voz dos desfavorecidos e fortaleceram o gênero musical como instrumento para apontar mazelas persistentes da sociedade brasileira. A mais recente apresentação do grupo ocorreu em São Paulo, em meados de dezembro.

Acompanhe o Viver no Facebook:

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL