Diario de Pernambuco
Busca

Internet

Músicos de sucesso no YouTube se apresentam em festival inédito no Recife

Melim, Day, Um44k, Ana Gabriela e Gabriel Elias fazem maratona de shows no Play Tube

Publicado em: 26/02/2018 16:01

Melim é uma das atrações do festival. Foto: Melim/Divulgação


O uso do YouTube enquanto plataforma para divulgação de trabalhos artísticos é, aparentemente, um caminho sem retorno no cenário possibilitado pelas ferramentas de streaming (transmissão online). O próprio canal de vídeos tem desenvolvido serviços para atrair e facilitar a visibilidade dos artistas, como o YouTube for Artists. Seduzidos pela possibilidade de chegar ao público sem o filtro do mercado estabelecido por gravadoras ou rádios, os músicos encontram no site um espaço viável para demonstrar o trabalho - embora encarem a dificuldade de estabelecer uma marca em meio à proliferação de conteúdo.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

As opções no YouTube ao alcance dos músicos, as estratégias para fidelizar os internautas e os desafios extras da carreira sobem juntos ao palco durante o Play Tube, autointitulado primeiro festival de youtubers no Nordeste, evento com pretensão de se expandir para outras localidades. O encontro, previsto para ocorrer em maio deste ano, traz ao estado apresentações de artistas cuja trajetória se estabeleceram com sucesso na rede e são apreciadas por milhões de pessoas.

São youtubers como a dupla Um44k, formada por Luan Otten e Saulo Poncio, cujo canal registra mais de um milhão de inscritos e vídeos com 50 milhões de espectadores. Sem apego a rótulos musicais, eles assumem o viés pop e recentemente assinaram contrato com a Warner Music.

Entram na grade também a youtuber paulista Ana Grabriela, conhecida por fazer covers em vídeos e seguida por mais de um milhão de internautas, com vídeos cujo visualizados mais de 100 milhões de vezes. Dois nomes convidados passaram pela televisão em programas globais.

Os fluminenses do Melim, formado pelo trio de irmãos Rodrigo, Gabi e Diogo, finalistas do reality show Super Star, em 2016, se dedicam a canções autorais e já tiveram canções gravadas por Jorge e Matheus e Psirico (Outras flores) e Ivete Sangalo (Zero a dez). A goiana Day, finalista do The voice Brasil, em 2017, tem menos seguidores no YouTube (meio milhão), mas passa pelo Recife em turnê - ela se apresenta em Salvador, Fortaleza, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

O youtuber mineiro Gabriel Elias fecha a lista de atrações. Adepto da miscelânea musical, com influências de reggae, pop e surf music, ele comanda um canal no YouTube com mais de 30 milhões de visualizações e pouco mais de meio milhão de inscritos.

Apesar de realizado pela primeira vez no Nordeste, o evento não conta com youtubers da região ou do Norte e reproduz, assim, uma lógica associada à indústria fonográfica, com a prevalência de destaque para artistas do eixo Rio-São Paulo e adjacências. O público alvo são os jovens, principais consumidores do canal - segundo relatório recente do YouTube Insights, 96% dos jovens com idade entre 18 e 35 anos acessam o portal pelo menos uma vez por mês. A programação prevê uma "maratona de shows" dos artistas.

Play Tube 2018
Quando: 6 de maio, às 16h
Onde: Itaipava Catorze (Avenida Alfredo Lisboa, s/n, Armazém 14, Recife Antigo)
Quanto: ingressos a partir de R$ 52, à venda na Central da Folia, lojas Figueiras Calçados, Bilheteria Digital, Ingresso Premium e Ingressos Fáceis
Informações: 99559-8413

Acompanhe o Viver no Facebook:




Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL