Diario de Pernambuco
Busca

Cinema

Crítica: Uns dos favoritos ao Oscar, Três Anúncios Para um Crime mescla humor e violência

Produção é dirigida e roteirizada por Martin McDonagh, de Na Mira do Chefe (2008)

Publicado em: 15/02/2018 20:34 | Atualizado em: 15/02/2018 20:07

Elenco encabeçado por Frances McDormand é um dos pontos fortes da produção. Foto: Fox Film do Brasil/Divulgação

Um das produções mais cômicas dos últimos tempos não é comédia e envolve assassinato e grandes doses de violência. Nas salas de cinema a partir de hoje, o oscarizável Três anúncios para um crime é um título peculiar, brutal e, ao mesmo tempo, sensível. Premiado com quatro Globos de Ouro, incluindo Melhor Drama, Roteiro, Atriz em Drama (Frances McDormand) e Ator Coadjuvante em Drama (Sam Rockwell), o longa-metragem é o terceiro em número de indicações ao Oscar, concorrendo em sete categorias, incluindo Melhor Filme e Direção.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre 

A história acompanha Mildred Hayes (McDormand), uma mulher de meia-idade que teve a filha estuprada e assassinada. Passado cerca de um ano do crime bárbaro, o caso segue não solucionado e ela encontra uma maneira incomum de reavivar a história e tentar forçar a polícia a intensificar as investigações. Hayes aluga três outdoors em uma via pouco movimentada da sua cidade, Ebbing, no Missouri. Com fundo vermelho e letras grandes em preto, cada um dos gigantescos anúncios traz diferentes frases provocativas sobre a tragédia, incluindo um questionamento direto ao delegado local, Willoughby (Woody Harrelson).

A estratégia dá certo e ganha a atenção da mídia, gerando burburinho na comunidade mas também despertando a ira de alguns dos envolvidos na investigação, em especial do violento policial Dixon (Sam Rockwell), que considera a cobrança injusta. Os outdoors também causam desconforto ao ex-marido de Mildred, Charlie (John Hawkes), que tenta demovê-la da ideia através da intimidação.

Rude e desaforada, a mulher resiste a pressões de todos os lados: polícia, família e comunidade. Impecável na atuação e forte candidata ao Oscar de Melhor Atriz, Frances McDormand cria uma personagem forte, irascível, mas igualmente amorosa e sofrida. Outro que também brilha no elenco é Sam Rockwell, ótimo como o disfuncional Dixon, responsável por algumas das passagens mais violentas do filme. O ator concorre à estatueta na categoria de coadjuvante ao lado do companheiro de Woody Harrelson, também indicado por Três anúncios de um crime.

Dirigido e roteirizado por Martin McDonagh, dos divertidos Na mira do chefe (2008) e Sete psicopatas e um shih tzu (2012), o filme tem uma atmosfera que remete a Fargo (1996) e outras obras dos irmãos Ethan Coen e Joel Coen, mas com uso ainda mais assertivo do humor. Jamais gratuita ou utilizada para amenizar a violência presente na tela, a comédia ressalta a mediocridade dos personagens e suas sucessivas derrotas.

Acompanhe o Viver no Facebook: 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL