Diario de Pernambuco
Busca

TV

Rebeldia adolescente com ares de psicopatia dá o tom da série da Netflix The end of the fu***ing world

Baseada em HQ homônima, produção britânica narra a história de um garoto de 17 anos socialmente desajustado.

Publicado em: 08/01/2018 14:44 | Atualizado em: 08/01/2018 15:19

Série é dirigida por Jonathan Entwistle. Foto: Netflix/divulgação
Desde a estreia de Precisamos falar sobre Kevin, em 2011, o filme se tornou referência incontornável quando o assunto são adolescentes com tendências psicopatas. Por isso é tão difícil não mencionar o longa-metragem quando se fala de The end of the f***ing world, série britânica de oito episódios lançada em outubro de 2017 pelo Channel 4 e distribuída pela Netflix no início deste ano. Dirigida por Jonathan Entwistle e baseada em HQ homônima, a comédia de humor negro evoca o frescor e a rebeldia do clássico Trainspotting (1996) ao narrar a história de um garoto de 17 anos socialmente desajustado. 

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre 


O autoproclamado psicopata James (Alex Lawther, de Black mirror) sofre de angústias recorrentes, como um desejo de matar e uma sensação de não pertencimento. Ao esbarrar com Alyssa (Jessica Barden), ele inicialmente enxerga uma vítima e, aos poucos, encontra semelhanças justamente a partir das diferenças de ambos em relação à sociedade. Juntos, tal qual Bonnie e Clyde, eles esquecem das dificuldades de relacionamento com colegas e familiares e adotam uma postura errática e politicamente incorreta. 

Incompetentes para manter um relacionamento amoroso tradicional, a dupla aproveita a companhia alheia, muitas vezes contemplando as esquisitices do outro. Sexo e álcool ganham espaço, mas sem deixar de lado a apatia do modo de viver. A tendência de James de não processar bem os sentimentos e de se autoflagelar contamina a trama, cujo desenrolar ganha ares de road movie com pitadas de autodescoberta. E tal jornada parece a representação de uma verdade esquadrinhada por Leon Tolstói na abertura de Ana Karenina (1875): “Todas as famílias felizes se assemelham, mas cada família infeliz é infeliz a seu modo”. 

Acompanhe o Viver no Facebook: 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL