Viver

Sambas inéditos de Erasto Vasconcelos são apresentados por cantores pernambucanos

Ganga Barreto e Rogerman homenageiam o mestre durante show em Olinda

Artista presentou os amigos com composições e 'encomendou' o projeto. Foto: YouTube/Reprodução


Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre 

Ganga Barreto explica que o projeto foi idealizado a pedido do próprio autor, pouco antes do seu falecimento, em decorrência de uma parada cardíaca, em outubro do ano passado. "Ele sempre me falava: 'Ganga, eu não vou passar dos 70 anos. Eu quero que você dê continuidade a esse projeto, não deixe o samba morrer'. E a gente sempre dizia para ele deixar de falar essas coisas. Mas aí ele me entregou as composições e eu fiquei pensando 'meu Deus, como é que eu vou pegar a obra de um gênio como Erasto e colocar em palco?'", revela a artista, que desde os anos 1990 trabalhava com o olindense. 

Foi aí que a cantora pensou em Rogerman, ex-integrante da banda Eddie - outra parceira de longa data do músico - e vocalista da Bonsucesso Samba Clube, apelidado carinhosamente de "Rogerinho", pelo mestre. "Eu lembro que, quando mostrei essas músicas para o Roger, ele começou a chorar. São composições do mesmo nível de nomes como Cartola e Pixinguinha. É coisa para você se emocionar", afirma Ganga, lembrando as gravações que realizou com Erasto em sua casa, no intervalos de longas conversas regadas à café com bolo. A data escolhida para o lançamento simboliza estes laços de amizade: o aniversário de Rogerman. 

Segundo Ganga, as faixas inéditas foram compostas nos anos 1970, durante uma viagem de navio para uma temporada em Nova York, e se misturam no repertório com outras composições já conhecidas, como Danada, Baile Betinha e Maranguape. A ideia é transformar, futuramente, o setlist em disco ao lado de outras canções que permanecem guardadas com a família. Além de Ganga Barreto (voz e percussão) e Rogerman (voz), o show é composto por Pablo Ferraz (percussão), Nino Silva (percussão), Deco do Trombone (trombone), Nelson Brederode (cavaco), Raimundo Alfaia (contrabaixo), e Théo Coutinho (violão e arranjos).

Confira entrevista com Erasto Vasconcelos realizada em 2012, para o Diario de Pernambuco:

[VIDEO2]

SERVIÇO
Projeto Sambas de Erasto
Quando: dia 9 de dezembro, às 22h
Onde: Casbah (Rua 27 de Janeiro, 7, Carmo, Olinda)
Quanto: R$ 10
Informações: 99794-8915

Acompanhe o Viver no Facebook:

[VIDEO1]

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...