Diario de Pernambuco
Busca
Cinema Petição pede retirada de Matt Damon de filme após acusações de acobertar casos de assédio sexual Ator está sendo acusado de apoiar conduta do produtor Harvey Weinstein, denunciado por diversas vítimas

Por: AFP - Agence France-Presse

Publicado em: 22/12/2017 11:34 Atualizado em: 22/12/2017 11:44

Ator afirmou que não tinha conhecimento de casos. Foto: Andrew Gombert/AFP
Ator afirmou que não tinha conhecimento de casos. Foto: Andrew Gombert/AFP

Em meio às denúncias de agressões sexuais e machismo na indústria do cinema, o ator norte-americano Matt Damon, vencedor do Oscar, está no centro de mais um escândalo. Uma petição que circula nas redes sociais solicita que a breve aparição do artista no filme Ocean's 8, intitulado Oito mulheres e um segredo no Brasil, com estreia prevista para 2018, seja cortada. O abaixo-assinado ficou perto de alcançar sua meta de 17 mil assinaturas nesta quinta-feira (22).

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre 

Os críticos dizem que sua inclusão no filme seria particularmente decepcionante, já que a produção é um tipo de versão feminina da popular franquia de Onze homens e um segredo e contará com as atuações de Cate Blanchett, Sandra Bullock, Anne Hathaway, Helena Bonham Carter e outras atrizes engajadas em causas sociais. A petição solicita aos produtores do filme, George Clooney e Steven Soderbergh, "a retirada da breve aparição de Damon em Ocean's 8".

Também alega que Damon "permitiu" a conduta de Harvey Weinstein ao tentar boicotar uma matéria do jornal New York times de 2004, que detalhava instâncias em que o magnata de Hollywood usava seu status de poderoso executivo do cinema para abusar e agredir sexualmente mulheres. Damon negou ter tentado enterrar a história e disse que não tinha ideia das denúncias contra Weinstein, que o ajudou a alçá-lo à fama.

O ator também é atacado porque, na semana passada, disse à ABC News que havia um "espectro de conduta" e uma "diferença entre passar a mão na bunda de alguém e um estupro ou abuso infantil". Seu amigo de longa data, Ben Affleck, com quem compartilhou um Oscar de melhor roteiro por Gênio indomável (Good will hunting, 1997) e o irmão de Affleck, o ator Casey Affleck, também foram acusados publicamente de conduta sexual inapropriada recentemente. 

"A inclusão de Damon tornaria trivial a natureza séria das acusações contra abusadores sexuais como Weinstein" e "seria uma falta de respeito imensa" às mulheres que têm a coragem de denunciar, afirmou o texto. Damon, de 47 anos, ex-aluno de Harvard, é pai de quatro filhas, incluindo uma menina de uma primeira relação de sua esposa argentina. Oito mulheres e um segredo estreará nos Estados Unidos em junho de 2018. O filme conta a história de uma tentativa de roubo durante a cerimônia anual do Metropolitan de Nova York.

Acompanhe o Viver no Facebook: 



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL