Viver

Festival de cinema celebra os 100 anos da animação no Brasil

Festival de Animação do Agreste também exibirá a mais antiga produção do gênero feita em Pernambuco

Animação Vendo/Ouvindo, de Lula Gonzaga em parceria com Fernando Spencer e Firmo Neto, é a mais antiga animação do estado. Fotos: Trago Boa Notícia/Divulgação


Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre 

O filme, datado de 1972, foi lançado como uma crítica à ditadura militar, de acordo com Queiroga, um dos organizadores da Animacine. "O cara podia ver e ouvir, mas não podia falar. Tem gente que entendeu, tem gente que não entendeu. Disseram que era um filme 'udigrudi', mas funcionou bem", disse ele, em comunicado. Quatro décadas depois, o filme será exibido em versão digital após passar por restauração em DCP 2K. 

Confira o cartaz da Animacine: 


Também no interior do estado, o festival Poesia na Tela levará a exibição de curtas-metragens à cidade de Tabira, a 403 km do Recife. No total, serão 27 curtas e um longa-metragem exibidos na programação, que ocorre a partir desta segunda-feira (23) até o próximo sábado (28), com entrada gratuita. Serão projetadas produções dentro de três mostras, que se dividem em Mostra Infantil Criancine, Mostra Poesia na Tela, Mostra Homenagem. 

Acompanhe o Viver no Facebook: 

[VIDEO1] 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...