Viver

Festival exibe obras audiovisuais italianas pouco acessíveis aos cinemas brasileiros

8 1/2 Festa do Cinema Italiano tem duas sessões diárias no Cine São Luiz

Cena de O Fantasma da Sicília. Foto: Pandora Filmes/Divulgação


Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

A seleção inclui sete títulos da atual leva de produções da Itália, todos inéditos no Brasil. O filme escolhido para o início da programação, na quinta-feira (31), às 16h, foi a comédia Algo de novo, cuja trama tem duas grandes amigas lidando com uma crise na amizade. O longa é dirigido por Cristina Comencini, filha do cineasta Luigi Comencini (Marcelino, pão e vinho). A diretora não é a única da família escalada: a irmã, Francesca, é responsável por Histórias de amor que não pertencem a este mundo, que tem sessão no sábado, no mesmo horário.

A segunda sessão desta quinta também seguiu a linha cômica. Em guerra por amor, dirigido e estrelado pelo humorista Pierfrancesco Diliberto, mais conhecido como Pif, acompanha um italiano que mora nos EUA e, em plena Segunda Guerra Mundial, decide se alistar no exército norte-americano. Ele quer aproveitar a viagem ao campo de batalha, na Sicília, para ter a chance de falar com o pai de sua pretendente e aprovar a união. A história não se restringe ao enlace romântico; o pano de fundo do conflito expõe também o questionável envolvimento dos EUA com a máfia italiana durante a guerra.

Outro título bem cotado presente na mostra é O fantasma da Sicília, de Fabio Grassadonia e Antonio Piazza, exibido recentemente no Festival de Cannes, na França, durante a abertura da Quinzena dos Realizadores. Inspirado em fatos reais, o drama reconta, em tons de fábula e terror, o desaparecimento de Giuseppe di Matteo, garoto de 14 anos sequestrado e assassinado pela máfia italiana nos anos 1990. O crime foi motivado por uma vingança contra o pai do jovem, um antigo colaborador dos mafiosos. O longa tem sessões nos dias 1º (20h) e 4 de setembro (16h).

Confira a programação:

Sexta-feira (1º)

16h – Paro quando quero - Masterclass

20h – O fantasma da Sicília

Sábado (2)

16h – Histórias de amor que não pertencem a este mundo

20h – L’Ora legale (A hora oficial)

Domingo (3)
19h Lasciati Andare (Deixa Rolar)
21h Algo de novo

Segunda-feira (4)
19h O fantas da sicília
21h30 Paro quando quero - Masterclass

Terça-feira (5)
19h Em guerra por amor
21h30 Histórias de amor que não pertencem a este mundo

Quarta-feira (6)
19h L'ora legale (A hora oficial)
21h30 Lasciati (Deixa Rolar)

Acompanhe o Viver no Facebook:

[VIDEO1]

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...