Diario de Pernambuco
Busca
Animação Sucesso nos videogames, Castlevania vira série na Netflix Lançada originalmente nos anos 1980, franquia de jogos já teve mais de 30 títulos disponibilizados para diversas plataformas

Por: Breno Pessoa

Publicado em: 07/07/2017 16:40 Atualizado em: 07/07/2017 16:56

 (Adaptação acerta no tom sombrio. Foto: Netflix/Divulgação)

Clássico dos videogames, Castlevania ganhou série animada pela Netflix, disponível na plataforma a partir desta sexta-feira (7). A produção segue a estética dos animes (animações japonesas) e é adapta a história do terceiro jogo da franquia, Dracula’s curse, lançado para o NES em 1989. A temporada foi dividida em duas partes, com os primeiros quatro episódios liberados agora e, o restante, a partir de 2018. Voltado para audiências mais maduras, o desenho animado tem censura de 16 anos.

A trama simples do game original tem como protagonista Trevor Belmont, descendente de uma linhagem de caçadores de vampiros que parte em jornada pela Romênia para enfrentar o legendário Drácula, líder de uma horda de monstros responsáveis por assolar a Europa em 1476. A premissa ganha novos contornos na série animada da Netflix, que tem roteiro e produção executiva de Warren Ellis, autor de arcos consagrados de títulos dos quadrinhos como Homem de Ferro, Cavaleiro da Lua, Planetary e Authority.

Uma das diferenças significativas na história assinada por Ellis é a motivação de Drácula. Em lugar de ser guiado apenas por um instinto de maldade, como geralmente ocorre em tramas envolvendo o mais famoso vampiro da cultura pop, o personagem desenvolve ira justificada pelos humanos. Sua esposa, Lisa uma culta estudiosa da ciência, é acusada de bruxaria pela igreja católica e é queimada em praça pública. Esse pano de fundo reduz o maniqueísmo existente na trama original e torna mais interessante o antagonismo entre Belmont e Drácula.

Se o aprofundamento na personalidade dos protagonistas ajuda na construção da história, o desenvolvimento lento que predomina nos primeiros episódios incomoda. A divisão da temporada em duas partes também parece equivocada, ainda mais dada a quantidade pequena de episódios e a curta direção (pouco mais de 20 minutos, cada). Lançar capítulos semanais talvez fizesse mais sentido.  

O desenho tem outros nomes conhecidos do público, além do roteirista. O elenco de dubladores originais conta Richard Armitage (O hobbit), responsável pela a voz de Trevor Belmont, James Callis (Battlestar Galactica), como Alucard, filho de Drácula, e outros.

Adi Shankar, um dos produtores responsáveis pela animação, também trabalha atualmente em outra produção inspirada nos videogames: uma série animada de Assassin' creed, que ainda não teve detalhes revelados. 

Acompanhe o Viver no Facebook:




MAIS NOTÍCIAS DO CANAL