Viver

Bailarinos da Escola de Frevo do Recife levam cultura pernambucana para a China

No festival, além do Recife, estarão presentes grupos de cidades como Viena, na Áustria, Milão, na Itália, e Sidney, na Austrália

Werison Fidelisk, o Pinho, José Valdomiro, o Menininho, Emilayne e Bruna Renata, rainhas dos carnavais 2016 e 2017, foram selecionados. Foto: Escola Pernambucana de Frevo/Divulgação


Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre

A peça, criada em 2005 pelo coreógrafo Alexandre Macedo, mostra, além do fervor do ritmo tipicamente pernambuco, a leveza e o equilíbrio dos passistas, que executam seus passos acrobáticos e elétricos nas bases alta, aérea e baixa. O trabalho já ganhou diversos prêmios, entre eles o primeiro lugar no Festival Passos das Artes, na cidade de São José dos Campos, em São Paulo.

Durante os dois dias do festival, os bailarinos irão apresentar o ritmo ao som dos clássicos frevos de rua em três palcos espalhados pela província chinesa. No festival, além do Recife, estarão presentes grupos de cidades como Viena, na Áustria, Milão, na Itália, e Sidney, na Austrália.

Seleção
Quatro jovens com muitos anos de tesouras e saltos foram selecionados: Werison Fidelisk (Pinho), José Valdomiro (Menininho), Emilayne e Bruna Renata (rainhas dos carnavais 2016 e 2017, respectivamente). Todos têm entre 22 e 26 anos. Pinho e Menininho são instrutores da instituição e multiplicam o sonho que já realizaram de encontrar na dança um meio de vida. Emilayne e Bruna integram a Companhia de Dança da Escola de Frevo, que faz apresentações em eventos e participa de festivais dentro e fora do país.

O espaço
A Escola de Frevo foi inaugurada no dia 6 de março de 1996, com o objetivo de contribuir para a preservação da cultura pernambucana. Atualmente, é responsável pela divulgação, salvaguarda e perpetuação da imensa biblioteca de passos que podem ser executados ao som do ritmo genuinamente pernambucano, considerado patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco e embaixador da cultura pernambucana. Atendendo cerca de 680 alunos, com 5 anos de idade ou mais, o equipamento oferece aulas gratuitas e diárias, das 8h30 às 22h. O endereço é Rua Castro Alves, 440, Encruzilhada. Informações: 3355-3102.

Acompanhe o Viver no Facebook:

[VIDEO1]

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...