Viver

Ministro interino da Cultura pede demissão do cargo

João Batista de Andrade comunicou a saída em carta enviada à Temer

Em carta, João Batista de Andrade não ter interesse em ser efetivado no cargo de ministro da Cultura. Foto: Valter Campanato//Agência Brasil


"Assim sendo, confirmo minha disposição para contribuir da forma mais proativa possível com a transição de gestão no Ministério da Cultura, até a nomeação dos próximos ministros da Cultura e seu secretário executivo", acrescenta o texto. Então secretário executivo da Cultura, Andrade assumiu interinamente o cargo de ministro em maio, após o deputado Roberto Freire (PPS-PE) anunciar a saída da pasta.

À época, Freire atribuiu a decisão ao fato de Michel Temer não ter renunciado à presidência, como foi sugerido pelo PPS, após vir a público o conteúdo da delação premiada do empresário Joesley Batista, dono da JBS. Procurado, o Palácio do Planalto ainda não se manifestou sobre o pedido de demissão.

Em entrevista à Rádio Joven Pan, João Batista de Andrade disse que o Ministério está "absolutamente inviável". Segundo ele, a insatisfação no cargo era crescente e os recursos eram precários. "O Ministério tinha sofrido um corte de 43% do seu orçamento. Então, com esse corte, ele mal consegue andar. Não consegue desenvolver projeto algum", declarou.

O estopim para a decisão da saída teria sido a escolha do novo presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), quando o governo federal passou por cima da indicação do MinC, segundo narrou o ministro interino, afirmando que a situação deixa o ministério desprestigiado: "A Debora Ivanov era a indicação de todas as entidades do cinema e também do Ministério da Cultura. O governo resolveu que vai nomear outra pessoa. E, ao mesmo tempo, já enviou pro Senado a indicação de uma outra pessoa para diretora, porque teria mais uma vaga na Ancine."

Leia na íntegra o texto do documento:

Brasília, 16 de junho de 2017.

Ao Excelentíssimo Presidente da República

Senhor Michel Temer

Vacância do cargo do Ministro Interino da Cultura

Comunico a Vossa Excelência, respeitosamente, o meu desinterese em ser efetivado como Ministro de Estado da Cultura, posto que venho exercendo interinamente, e por determinação legal do regimento interino, por ser o atual Secretário-Executivo do Ministério da Cultura.

Assim sendo, confirmo a minha disposição para contribuir da forma mais proativa possível com a transição de gestão no Ministério da Cultura, até a nomeação do próximo Ministro de Estado da Cultura e seu respectivo Secretário-Executivo.

Respeitosamente,

João Batista de Andrade

Ministro do Estado Interino da Cultura

Acompanhe o Viver no Facebook:

[VIDEO1]

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...