Viver

Iezu Kaeru e Eustáquio Neves lançam livro de fotografias sobre o futebol de 'barrinha'

Derivado da exposição O jogo da bola, obra condensa imagens do esporte amador na periferia do Recife

Artistas registraram partidas nos campinhos de futebol da capital perambucana. Foto: O jogo da bola/Reprodução


Confira o roteiro de exposições no Divirta-se

Em entrevista ao Viver, Iezu Kaeru explicou que a ideia do projeto surgiu a partir de sua vivência fotografando campinhos de futebol no Recife. "Fotografo gente jogando bola há alguns anos. A estética da imagem e as relações humanas relacionadas a esse esporte sempre me atraíram. A partir daí, tive a ideia de chamar Eustáquio, que também tem um olhar sobre o tema desde 1993", explicou. Para ele, o futebol dialoga com a vivência do brasileiro ao "jogar com as probabilidades", os erros e os acertos.

Segundo os realizadores, a mostra, que ficou em exposição de 9 de fevereiro a 16 de abril, foi visitada por mais de 4 mil pessoas. As primeiras cem pessoas que chegarem à sessão de lançamento do livro, poderão receber um exemplar gratuito da obra. Outro atrativo do evento, será a realização de um Campeonato de Barrinha, organizado em parceria com a Federação Pernambucana de Futebol, Prefeitura do Recife e Ministério dos Esportes.

Leia trecho do texto do curador Moacir dos Anjos, presente no livro O jogo da bola:

"O futebol não é só um, mas dois. Há aquele que se transformou em espetáculo de massas e é considerado profissional. E existe o outro que, embora inspirado no primeiro, o tempo inteiro subverte suas normas, sendo tratado como amador. Um, se repete e é avesso a riscos; o outro, se reinventa sem maiores cuidados. O projeto de exposição O jogo da bola, de Iezu Kaeru e Eustáquio Neves, trata desse futebol que é sem amarras, buscando fixar em imagens algo que lhe seja próprio. E o lugar privilegiado da investigação que fazem é aquele no qual a bola literalmente rola, articulando homens e mulheres de idades distintas. Não há uniformidade alguma, porém, no que as fotografias mostram. Longe da rigidez das metragens que é exigida nos estádios, são os campos de subúrbio do Recife – menos ou mais improvisados – o território simbólico e físico que afeta e arrasta os artistas".

SERVIÇO

Lançamento do Livro O jogo da bola, de Iezu Kaeru e Eustáquio Neves

Quando: quinta-feira (1º), às 19h; com campeonato de "barrinha", das 16h às 18h

Onde: Torre Malakoff (Praça do Arsenal, s/n, Bairro do Recife)

Quanto: gratuito. Com distribuição da obra para os cem primeiros presentes.

Acompanhe o Viver no Facebook:

[VIDEO1]

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...