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Facebook começa a produzir séries e programas originais

Rede social está investindo na elaboração de conteúdo próprio, entrando na onda do streaming

Plataforma começou a aceitar a publicação de vídeos por partes dos usuários e vai produzir conteúdo próprio. Foto: Leon Neal/AFP


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"Nosso objetivo é fazer do Facebook um lugar onde as pessoas possam se unir em torno do vídeo", disse Grudin, observando que a rede social e seus colaboradores vão "experimentar os tipos de programas nos que você pode construir uma comunidade ao redor - do esporte à comédia, passando pelos reality shows e pelos game shows". Por enquanto, estes programas estão sendo financiados diretamente pelo Facebook, "mas com o tempo queremos ajudar muitos criadores a fazer vídeos financiados por um sistema de compartilhamento de receita como o Ad Break", uma ferramenta de software que permite inserir publicidade nos conteúdos difundidos ao vivo pela rede social. 

O Facebook não revelou a identidade dos seus sócios de produção de conteúdo. De acordo com o Wall Street journal, representantes da rede social estão se reunindo com executivos de estúdios de Hollywood, agencias de representação de atores e criativos da televisão e do cinema. Segundo o jornal econômico, o Facebook se dispõe a desembolsar até três milhões de dólares por episódio produzido, o orçamento de um programa de alta qualidade para a televisão a cabo nos Estados Unidos. 

O gigante californiano planeja colocar on-line os primeiros programas no final do verão boreal. O desenvolvimento de conteúdos próprios é uma tendência entre os principais atores da internet, que durante muito tempo se limitaram a abrir suas plataformas a programas produzidos por outros. Netflix, Amazon e a plataforma de televisão on-line Hulu (empresa conjunta da Disney, Comcast, 21st Century Fox e Time Warner), se voltaram para esta tendência, seguidos mais recentemente por YouTube e Apple, em uma escala mais modesta.

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