Diario de Pernambuco
Busca

Olinda

A Casa do Cachorro Preto será fechada após intimação da prefeitura

Publicado em: 08/06/2017 21:27 | Atualizado em: 06/05/2020 12:21

Espaço abrigou exposições, apresentações musicais e intervenções artísticas. (Foto: Facebook/Reprodução)
Espaço abrigou exposições, apresentações musicais e intervenções artísticas. (Foto: Facebook/Reprodução)

A Casa do Cachorro Preto, localizada no Sítio Histórico de Olinda, irá parar de funcionar no dia 18 de junho. O espaço foi intimado em março pela Prefeitura de Olinda por conta da Operação Bar Seguro, que verifica irregularidades em bares, restaurantes e casas noturnas. Sheila Oliveira, uma das responsáveis pelo espaço, confirma o encerramento das atividades.

Em nota oficial publicada no Facebook, a administração do espaço diz que foi "(in)devidamente notificadxs para cessar todas as ações". "Procuramos as autoridades para apresentar A Casa, mostrar nossa programação, solicitar orientação para adequação às regras da cidade e nossa disposição e propósito de continuar desenvolvendo nossos trabalhos em Olinda, uma cidade com plena vocação, histórica, boêmia, transgressora, inspiradora, e não merece ficar parada. O reconhecimento público do papel que cumpre A Casa do Cachorro Preto para a cultura, infelizmente, não cabe nos poderes públicos de Olinda na atual conjuntura", reclama o texto.

"A intimação dizia para encerrar todas as atividades, pois as atividades que desenvolvemos na casa não são relacionadas ao setor do Sítio Histórico", explica ela. Sheila afirmou que o som utilizado no local foi uma das questões da notificação. No momento, ainda há exposições do acervo e um café. No dia 18, haverá um evento para vender as obras existentes no local e, após isso, a Casa do Cachorro Preto vai parar de funcionar no atual local, a Rua Treze de Maio, 99, no bairro do Carmo.

A Prefeitura de Olinda diz que o fechamento do estabelecimento fez parte da primeira etapa da Operação Bar Seguro, orientando proprietários dos estabelecimentos e atendendo a denúncias de moradores. Segundo o secretário de Planejamento Urbano, André Botelho, através da assessoria de imprensa, o fechamento do bar é consequência do uso do som alto, já que a ação também verifica os níveis de ruído de acordo com a legislação vigente.

Segundo a lei nº 4.849/92, que trata das Zonas Especiais de Proteção Cultural e Paisagística no Sítio Histórico e em suas Zonas de Entorno, estabelecimentos de pequeno porte devem  estar compatíveis com "as características de ocupação dos lotes de acessos, de tráfego, de serviços urbanos e aos níveis de ruídos, vibrações e de poluição ambiental".

Ainda segundo Sheila, ainda não há outro local para substituir o espaço. "A Casa não é um espaço, não é um endereço, ela é um agregado de idéias. Vamos continuar de forma itinerante ou em outro espaço físico. Também temos uma lojinha virtual". A Casa do Cachorro Preto agregou artistas que começaram a usar o espaço para mostrar seus trabalhos. Em 2012, transformou-se em um espaço cultural que organizou mais de 17 exposições, lançamento de discos de bandas, entre outros eventos.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL