Diario de Pernambuco
Busca
Cinema Novo filme de Scorsese mostra perseguição aos cristãos no Japão Em cartaz nos cinemas pernambucanos, Silêncio já foi exibido até para o Papa Francisco

Por: Estado de Minas

Publicado em: 11/03/2017 15:45 Atualizado em:

Longa conta com Liam Neeson, Andrew Garfield e Adam Driver. Foto: CMPC Studios/Divulgação
Longa conta com Liam Neeson, Andrew Garfield e Adam Driver. Foto: CMPC Studios/Divulgação


Após A última tentação de Cristo, lançado em 1988, o diretor Martin Scorsese volta a abordar o cristianismo para falar sobre a espiritualidade. Mais do que isso, Silêncio, em cartaz nos cinemas pernambucanos, é um filme sobre dúvidas e certezas e sua relatividade diante de contextos históricos e culturais. Católico não praticante, o cineasta americano defendeu a necessidade dessa espiritualidade diante dos atuais “acontecimentos terríveis”, quando apresentou o filme em Paris. Scorsese afirma que a obra pretende “abrir um diálogo” com o espectador e mostrar “até que ponto a espiritualidade é parte integrante do ser humano”.

Confira os horários dos filmes em cartaz no Divirta-se

Baseado no romance homônimo do japonês Shusaku Endo, Silêncio narra o choque religioso e cultural de missionários jesuítas portugueses no Japão no século 17. Ao saber que seu mentor – Cristóvão Ferreira, interpretado por Liam Neeson – teria renegado a fé católica e adotado costumes locais, Sebastião Rodrigues (Andrew Garfield) e Francisco Garupe (Adam Driver) viajam até o Japão para se certificar do fato. No país asiático, a dupla se depara com o conflito religioso, em que cristãos convertidos são perseguidos, torturados e mortos por budistas. O silêncio de Deus diante do embate religioso e das provações às quais são submetidos faz os missionários questionarem a verdade de sua fé.

O drama histórico foi rodado em Taiwan e é o resultado de um projeto planejado ao longo de décadas por Scorsese. O premiado diretor fez e desfez este filme em sua cabeça por décadas, precisou superar “problemas financeiros e legais” e “três ou quatro grandes intérpretes” rejeitaram atuar porque “a religião não fazia parte de sua vida”. Aos 74 anos, Scorsese assegurou que já “não tem nada a esconder”, nem precisa “demonstrar que sabe utilizar uma câmera”. “Este filme é o que sou agora. Não sigo a moda”, destacou. “De alguma forma, este é o filme que mais se entrelaçou com a minha vida pessoal”, admitiu.

Até mesmo as filmagens na natureza, que disse tê-lo feito descobrir, por exemplo, o som das marés, foi uma experiência mística. “Sou nova-iorquino, alérgico a tudo (...) e de repente me encontrei no topo de uma montanha”, explicou. “Vimos do silêncio e é para lá que vamos. Deveríamos aprender a nos sentir confortáveis com isso”, disse, em alusão ao título do filme. Silêncio foi exibido em sessão especial no Vaticano para 300 jesuítas, com quem o diretor conversou após a exibição. Na ocasião, Scorsese se reuniu com o papa Francisco, um membro da ordem jesuíta que, quando era um jovem padre na Argentina, quis ir ao Japão como missionário, mas foi impedido por motivos de saúde.

Confira o trailer de Silêncio:



Acompanhe o Viver no Facebook:




MAIS NOTÍCIAS DO CANAL