Diario de Pernambuco
Busca
Cinema História de Lampião deve ganhar trilogia gravada nos moldes de O Senhor dos Anéis Diretor planeja filmar simultaneamente os três longas que irão compor épico nordestino

Por: Breno Pessoa

Publicado em: 22/03/2017 18:33 Atualizado em: 22/03/2017 17:28

Lampião e Maria Bonita em registro histórico. Foto: Severino Ribeiro/Divulgação
Lampião e Maria Bonita em registro histórico. Foto: Severino Ribeiro/Divulgação

Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, já foi retratado algumas vezes no cinema, como em Baile Perfumado (1997) e A luneta do tempo (2016). E, no próximo ano, o mais célebre dos cangaceiros deve ganhar a tela grande em projeto ambicioso: uma trilogia gravada no Sertão nordestino, com lançamento do primeiro filme em 2018.

"É um resgate histórico", diz o diretor estreante Bruno Azevedo, que já atuou como assistente de direção e esteve à frente de curtas e documentários. "A ideia é fazer como Peter Jackson em O senhor dos anéis e O hobbit", explica o cineasta sobre a proposta de gravar os três longas simultaneamente, como ocorreu nas filmagens dos épicos inspirados na obra de J.R.R. Tolkien.

E, assim como nas duas séries de fantasia, a produção dos filmes de Lampião deve ser de grandes proporções. "Somente na parte técnica, deve envolver mais de 300 pessoas", afirma Azevedo, que espera iniciar as filmagens ainda em 2017, para estrear o primeiro filme a tempo do aniversário dos 80 anos de morte de Virgulino Ferreira, em junho do próximo ano. A intenção é lançar segunda e terceira partes em 2019, com alguns meses de diferença.

O diretor pretende rodar os filmes nos locais por onde o bando de Lampião passou, incluindo a cidade natal do cangaceiro, Serra Talhada, no sertão de Pernambuco. Atualmente a trilogia está em desenvolvimento e a pré-produção deve ter início em setembro.


Acompanhe o Viver no Facebook:
 




MAIS NOTÍCIAS DO CANAL