Viver

Encontro celebra a diversidade do coco pernambucano com shows gratuitos

Vinte e quatro grupos e artistas levantam a bandeira de luta e resistência da brincadeira popular de quinta a sábado, na Torre Malakoff

Encontro de Coco de Pernambuco celebra a diversidade da manifestação secular da cultura pernambucana. Foto: Roberta Guimarães /Secult-PE

Uma das expressões mais tradicionais da cultura pernambucana, o coco de roda toma conta da Torre Malakoff a partir das 18h desta quinta-feira (23). Até o sábado (25), 24 artistas e grupos do gênero vão se apresentar gratuitamente durante a 4º edição do Encontro de Coco de Pernambuco. Representando diversos territórios do Estado, nomes como Coco Popular de Aliança, Coco Raízes de Arcoverde, Mestre Galo Preto, Coco de Umbigada, Coco dos Pretos, Coco de Pneu, Zé de Teté e Dona Glorinha do Coco trazem na expressão um dos formadores da identidade cultural da sua população.

Confira o roteiro de shows no Divirta-se

A programação destaca as diversas vertentes do ritmo em Pernambuco - seus estilos, linguagens, danças e poéticas diferenciadas - através de representantes do litoral, como os grupos do Amaro Branco, de Olinda, e ao Sertão, com os exemplos dos cocos Raízes e das Irmãs Lopes, de Arcoverde - que se apresentam no dia de início da programação. 

Em sua 4º edição, o encontro traz importantes personalidades para a manifestação, como Dona Glorinha do Coco. Respeitada por toda história que construiu,  ela é hoje a mestra mais antiga do Amaro Branco, tradicional ponto de encontro do gênero, memória viva da comunidade. Vencedora do prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia, Dona Ana Lucia é outra dessas representantes: aos 70 anos de vida, dedicou 50 anos de sua trajetória à cultura popular, mais especificamente ao coco de roda e pastoril.

Confira a programação completa:

Quinta-Feira (23)

18h - Coco do Mestre Zezinho

18h30 - Coco Popular de Aliança

19h - Coco do Mestre Juarez

19h30 - Mestre Gervásio do Coco

20h -  Coco Raízes de Arcoverde

20h30 - Coco Mano de Baé

21h - Mestre Galo Preto

21h30 - Samba de Coco das Irmãs Lopes

Sexta-Feira (24)

18h - Arnaldo do Coco

18h30 - Pacheco Cantador

19h - Dona Del do Coco

20h - Coco de Roda Raio de Luz

20h30 - Dona Glorinha do Coco

21h - Coco do Amaro Branco

21h30 - Zé do Teté

Sábado (25)

18h - Cila do Coco

18h30 - Zeca do Rolete

19h - Coco de Pneu

19h30 - A Cocada

20h - Aurinha do Coco

20h30 - Coco de Umbigada

21h - Coco de Mulheres

21h30 - Coco dos Pretos

22h - Mestra Ana Lucia do Coco

Acompanhe o Viver no Facebook:

[VIDEO2]

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...