Diario de Pernambuco
Busca
Cinema Disney adia estreia de A Bela e a Fera na Malásia após censura Censura foi imposta pelas autoridades do país muçulmano por conta de 'momento gay' na releitura do filme

Por: AFP - Agence France-Presse

Publicado em: 14/03/2017 16:12 Atualizado em: 14/03/2017 16:58

A Bela e a Fera chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (16) Foto: Disney/Reprodução
A Bela e a Fera chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (16) Foto: Disney/Reprodução
 

A Disney decidiu adiar a estreia de seu novo filme, A Bela e a Fera, na Malásia, depois que as autoridades do país muçulmano do sudeste asiático censuraram a polêmica cena gay. A ação acontece uma semana depois da Rússia declarar o filme impróprio para menores de 16 anos, a pedido de deputado ultraconservador pelo mesmo "momento gay" anunciado pelo diretor do longa em live-action do clássico infantil.


O diretor do longa, Bill Condon, revelou recentemente que o filme continha "o primeiro momento exclusivamente gay" da história da Disney, apesar de alguns críticos que o assistiram terem minimizado a questão. O presidente do Conselho de Censura da Malásia, Abdul Halim Abdul Hamid, declarou ao jornal The star que o filme havia sido "autorizado [...] com uma pequena censura".
 
A Disney se opôs a exibição imediata. Os pôsteres dos cinemas de Kuala Lumpur indicam que a exibição do filme foi "adiada até novo aviso". A Bela e a Fera também foi criticada em Cingapura, país vizinho da Malásia, onde o clero cristão acusou de Disney de se desviar dos "valores saudáveis e dominantes".

"Aconselhamos os pais a conversar com seus filhos sobre esta nova versão de A Bela e a Fera", declarou o bispo Rennis Ponniah, presidente do Conselho Nacional das Igrejas de Singapura. A homossexualidade é ilegal na Malásia e na Cingapura, e pode resultar em prisão em ambos os países.

Confira o trailer do longa:


Acompanhe o Viver no Facebook:



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL