Diario de Pernambuco
Busca
Música Batalha da Escadaria completa oito anos com eliminatória para competição nacional de MCs Chegando a sua 105ª edição, duelo de rappers movimenta a cena hip hop no centro do Recife

Por: Alef Pontes

Publicado em: 16/03/2017 20:18 Atualizado em: 16/03/2017 19:28

Batalha da Escadaria une rappers de todos os gêneros e idades na competição de improviso de versos. Foto: Ramon Ribeiro/Divulgação
Batalha da Escadaria une rappers de todos os gêneros e idades na competição de improviso de versos. Foto: Ramon Ribeiro/Divulgação


Tradicional evento do hip hop pernambucano, a Batalha da Escadaria completa oito anos de atividades nesta sexta-feira (17), no Centro do Recife. A centésima quinta edição do duelo quinzenal de MCs tem início a partir das 19h30, e será marcada pela eliminatória pernambucana para o Duelo Nacional, em Belo Horizonte.

Foi quando integrava o grupo de rap Inquilinos, que Luiz Carlos Ferrer, o DuRap, teve o insight para o projeto. "Eu já acompanhava algumas outras batalhas que acontecem em outros estados, como a Batalha do Real, no Rio de Janeiro, e a Rinha dos MCs, comandada por Criolo e DJ DanDan em São Paulo. E pensei: 'aqui já tem vários caras do repente, preciso fazer algo para fortalecer o movimento hip hop no Recife'", relembra o organizador.

A escolha do local, a escadaria de uma loja de roupas no cruzamento entre a Rua do Hospício com a Avenida Conde da Boa Vista, no centro comercial do Recife, foi pensada para facilitar a visibilidade e o encontro entre tribos. A região, central, é cercada por lojas de discos, estúdios musicais e de tatuagens, além de ser ponto de encontro da "galera do skate e patins".

Durante essa trajetória, além das religiosas disputas quinzenais ("faça lua ou faça chuva, estamos lá"), o encontro já realizou edições especiais durante eventos como o ExpoIdeia (2012), além de agitar os intervalos dos shows de Criolo e Mundo Livre S/A (2014). No ano passado, a Batalha da Escadaria foi representada pelo rapper Zé Brown (ex-Faces do Subúrbio) durante palestra com o DJ DanDan (Criolo) na Bienal do Livro de São Paulo.

Meia hora antes da batalha, às 19h30, são iniciadas as inscrições. Apenas os 16 primeiros a chegar garantem vaga na disputa quinzenal. Depois, às 20h, já divididos em oito duplas, é dada a largada para a competição de rimas e versos no freestyle. A decisão fica por conta do público, então, aqui, além de poética afiada é necessário agilidade: cada MC tem apenas 45 segundos para mostrar capacidade de improviso.

"As inscrições são livres para qualquer pessoa, independente de idade ou gênero. Pode ser do Recife, Região Metropolitana, interior e até mesmo de outros estados", afirma DuRap. O primeiro e segundo lugar de cada edição é rankeado de acordo com seu desempenho (10 e 5 pontos, respectivamente). A pontuação é cumulativa e determina quem se classifica para representar o Nordeste no Duelo Nacional de MCs, realizado em Belo Horizonte, ao fim do ano.

O vencedor desta sexta-feira (17) garante vaga na última fase da eliminatória pernambucana, que acontecerá no mês de outubro e definirá o representante pernambucano no duelo de MCs mineiro. Para o realizador, a maior importância da Batalha da Escadaria é justamente "manter viva a chama do movimento hip hop no Estado, e bem representado no país todo". "O hip hop sempre me inspirou. A Batalha da Escadaria tem como referência todo esse legado trazidos pelos percursores dessa cultura. A Batalha é minha identidade como sujeito. Ela me define", destaca o pernambucano, de 35 anos.

Além da classificação, o rank anual elege os oitos melhores para integrarem uma mixtape de divulgação. Com o primeiro volume da coletânea disponibilizado no Soundcloud, DuRap pretende realizar a segunda gravação no próximo semestre. "Nós avaliamos e convidamos os melhores MCs do ano e convidamos cada um para gravar a sua própria música. Uma coisa curiosa é que muitos acabam destacando voluntariamente o evento em suas letras", explica, realizado, o rapper.

Confira o disco:



SERVIÇO
8 anos da Batalha da Escadaria
Quando: sexta-feira (17), com inscrições às 19h30 e competição às 20h
Onde: Escadaria da Cattan (esquina da R. do Hospício com a Av. Conde da Boa Vista, Boa Vista)
Quanto: gratuito
Informações: doutrojeito@gmail.com

Acompanhe o Viver no Facebook:




MAIS NOTÍCIAS DO CANAL