Diario de Pernambuco
Busca
Cinema Saiba mais sobre o ator Viggo Mortensen, candidato ao Oscar deste ano Mortensen concorre à estatueta de Melhor Ator, mas também exibe talento na pintura e na fotografia

Por: Rebeca Oliveira - Estado de Minas

Publicado em: 21/02/2017 08:59 Atualizado em: 21/02/2017 17:26

Viggo Mortensen (terno vermelho) no longa-metragem Capitão Fantástico. Foto: YouTube/Reprodução
Viggo Mortensen (terno vermelho) no longa-metragem Capitão Fantástico. Foto: YouTube/Reprodução


Um homem vestido de andarilho, carregando uma enorme espada na cintura, acompanhado de guerreiros, hobbits, um elfo, um anão e um mago, enfrentando forças da escuridão que almejam dominar tudo. Talvez seja essa a imagem que a maioria das pessoas tenha do ator Viggo Mortensen. De vez em quando aparece um ator que desempenha um papel tão emblemático no cinema que o público o imortaliza naquele personagem, raramente o reconhece por papéis anteriores e custa a aceitar seus novos papéis. Viggo Mortensen, o eterno Aragorn, protagonista da trilogia O senhor dos anéis, se encaixa perfeitamente nesse perfil, tanto quanto Daniel Radcliffe se encaixa em Harry Potter. Sua atuação na saga dirigida por Peter Jackson o tirou da imagem daquele tipo de ator coadjuvante que sabemos que conhecemos de algum lugar, mas não sabemos exatamente de onde.

Confira os horários dos filmes em cartaz no Divirta-se

Além de ator de cinema e teatro, Viggo é pintor, fotógrafo, poeta e músico de jazz, fala com fluência inglês, dinamarquês, espanhol, francês e ainda consegue se virar moderadamente bem no italiano. No começo de carreira, nos anos 1980, estudou ciências políticas e língua espanhola na St. Lawrence University e estudou interpretação no Warren Robertson’s Theatre Workshop. Ficou no teatro até receber seu primeiro papel no filme A testemunha (1985) como um fazendeiro judeu amish.

Ao longo dos anos, foi recebendo papéis melhores em filmes com O pagamento final (1993), Retratos de uma mulher (1996), Até o limite da honra (1997), Um crime perfeito (1998) e A walk on the moon (1999). Mas foi como Aragorn em O senhor dos anéis, do diretor Peter Jackson, que sua carreira decolou.

Paternidade diferente
Indicado ao Oscar de Melhor Ator pelo filme Capitão Fantástico, Viggo revelou em um vídeo divulgado pela Universal Pictures no YouTube que o filme aborda a paternidade de uma maneira diferente :"A primeira vez que eu li o script, lembro-me de ter rido tanto quanto chorado", explica. "Este parece ser um filme muito especial. Ele tem muitos momentos que fazem você pensar…", completa o ator. No longa, o ator vive um pai que quer transformar seus seis filhos em adultos extraordinários. Isolados da sociedade, a família é forçada a abandonar sua vida perfeita por conta de uma tragédia. Então, a jornada para a sociedade passa a ser desafiadora, colocando a prova a ideia do que é ser pai.

Não foi a primeira vez em que o ator recebeu a indicação de Melhor Ator. Em 2007, ele foi indicado pelo papel em Senhores do crime, do diretor David Cronenberg, no qual interpreta Nikolai, um homem misterioso que tem uma relação com uma família criminosa de Londres que comanda o tráfico de mulheres e a prostituição. David e Viggo já haviam trabalhado juntos no filme Marcas da violência (2005).

Assista ao trailer de Capitão Fantástico:



Acompanhe o Viver no Facebook:



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL