Diario de Pernambuco
Busca
Música Jards Macalé promove encontro de gerações na última noite do Rec-Beat Nesta terça-feira, o festival conta com apresentações de artistas do Mali, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 28/02/2017 11:00 Atualizado em: 24/02/2017 14:47

Jards Macalé celebra 50 anos de carreira no palco do festival. Foto: Leo Lara/Divulgação
Jards Macalé celebra 50 anos de carreira no palco do festival. Foto: Leo Lara/Divulgação


O festival Rec-Beat encerra mais um ciclo de apresentações nesta terça-feira (28), se despedindo juntamente ao brilho e animação do carnaval com momentos marcantes. Unindo referências da MPB setentista, rock psicodélico, frevo, jazz, blues e afrobeat, o festival apresenta um encontro de gerações através de shows de ícones da música brasileira, como Jards Macalé, e exemplares da sonoridade internacional contemporânea, como o hip hop da malinesa Inna Modja.

Confira a programação completa do Rec-Beat

O Recbitinho desta terça-feira de carnaval recebe mais uma vez o grupo Cordel Animado e a Cia Fátima Freitas, tranformando tradições da cultura popular em um musical. Na sequência, os pequenos foliões podem curtir clássicos do carnaval pernambucano, além de canções de Vinicius de Moraes revisitadas pela Bandalelê em arranjos de frevo, baião, maracatu e forró, acompanhada de um bloco da bicharada. A folia dos pequeninos é complementada com o bloco mirim Balança Rolhinha, que comemora 25 anos fazendo a festa dos pequenos foliões do Recife.

O DJ Bernardo Pinheiro, da cena paraense de pistas de dança, é o responsável pelas picapes. Ele é ex-integrante do Bassemotion, um dos primeiros núcleos de drum'n'bass do Norte do Brasil, além de ser produtor do Baile Tropical ao lado do produtor Patricktor4. Suas produções possuem retrabalhos de clássicos da música brasileira.

Formado por Juliano Holanda, Hugo Linns e Gilú Amaral - três nomes de destaque da música autoral pernambucana -, o projeto Wassab estabelece um estreito diálogo entre psicodelia, timbres exóticos e uma pitada de dança. Para o Rec-Beat, o trio convida a cantora e dançarina recifense Flaira Ferro em um show que reúne músicas de Cordões umbilicais, álbum de estreia dela, e o repertório do Wassab, que vai do jazz-rock às polirritmias africanas e trip hop.

 

Quinteto paulista formado por integrantes da banda de Arrigo Barnabé, o Quartabê faz uma leitura atual da obra do compositor, maestro e multi-instrumentista Moacir Santos. Remodelando faixas do pernambucano, que foi responsável por sintetizar de maneira inédita a música negra brasileira, o jazz e a música orquestral contemporânea, o grupo utiliza referências que vão do free jazz escandinavo ao afrobeat, passando pelo choro e o pop.


O grupo paulista Teto Preto é uma jam eletrônico-orgânica residente da festa Mamba Negra. Formado por músicos de diferentes estilos, promove sessões de livre improvisação cuja bagagem vai do electro ao kautrock, passando pelo free jazz, samba, maracatu, candomblé e tecno. As letras trazem uma temática fortemente feminina, e o resultado é uma "antropofagia eletrônica", como eles definem a performance sonora.


Cantora, compositora e artista plástica do Mali, Inna Modja é um dos novos nomes celebrados no hip hop internacional. Em sua música, a cantora faz uma conexão com as raízes africanas ao mesmo tempo em que se apropria do rap e blues contemporâneos. Inna é também uma ativista dos direitos das mulheres há mais de uma década e voz importante contra a mutilação genital feminina, da qual ela própria é uma sobrevivente. Suas letras clamam por justiça social e são imbuídas de groove.

 

Celebrando os 50 anos de carreira, completados em 2016, o músico Jards Macalé é um dos nomes mais importantes da música popular brasileira. Produtor de clássicos de Gal Costa e Caetano Veloso, como Transa (1973), ele é autor de hits como Vapor barato e Movimento dos barcos. Moderno e irreverente, Jards sempre esteve ligado à vanguarda cultural do Brasil e ficou conhecido por unir a tradição da música popular com o erudito. 



Confira a programação do último dia de Rec-Beat 2017:

Terça (28):
15h - Recbitinho: Cordel Animado e Cia Fátima Freitas (Pierrô e Colombina)
16h - Recbitinho: Bandalelê e Bloco Balança Rolhinha
19h30 - DJ Bernardo Pinheiro (PA)
20h - Flaira Ferro & Wassab (PE)
21h - Quartabê (SP)
22h - Teto Preto (SP)
23h10 - Inna Modja (Mali)
00h30 - Jards Macalé (RJ)

SERVIÇO
4º dia de Festival Rec-Beat
Quando: terça (28), a partir das 15h
Quanto: gratuito
Onde: Paço Alfândega e Cais da Alfândega, Bairro do Recife 
 
Acompanhe o Viver no Facebook:


 


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL