Diario de Pernambuco
Busca
Diversidade De Rita Rivotril a Black Negona: o glamour afirmativo das drags têm espaço cativo no carnaval Programação do Polo da Diversidade vai de ações culturais a políticas públicas. Confira

Por: Matheus Rangel

Publicado em: 14/02/2017 12:05 Atualizado em: 14/02/2017 13:11

O espaço passou a ser palco de militância ainda antes de 2006, quando surgiu como um projeto da Gerência de Livre Orientação Sexual (Glos). Fotos: Facebook/Reprodução
O espaço passou a ser palco de militância ainda antes de 2006, quando surgiu como um projeto da Gerência de Livre Orientação Sexual (Glos). Fotos: Facebook/Reprodução


Dentre os 47 polos montados na Região Metropolitana do Recife, um pode ser considerado um ponto especial para os foliões LGBTT do estado. O Pátio de São Pedro se consolidou, há 11 anos, como o "Polo da Diversidade" por oferecer na programação artistas militantes da causa e, além da folia, promover políticas públicas para essa parcela da população e suscitar o debate sobre chagas sociais como a homofobia, lesbofobia e a transfobia.

Carnaval 2017: Divulgadas as atrações do carnaval do Recife

O espaço passou a ser palco de militância ainda antes de 2006, quando surgiu como um projeto da Gerência de Livre Orientação Sexual (Glos), pasta da Prefeitura do Recife, chamado Quinta da Diversidade. Ao constatar o sucesso, a Secretaria de Direitos Humanos da cidade expandiu a iniciativa para outras comunidades. O objetivo é proporcionar visibilidade a profissionais LGBTT e reforçar as leis de combate à homofobia. 

Confira o roteiro de shows e prévias no Divirta-se

Uma grande parte das 37 atrações confirmadas no palco deste ano são drag queens. Dentre elas, Rita Rivotril, Thyna Flyer, Black Negona, Joelma Fox e o grupo Travasamba, cuja vocalista é a performer Gizelly Baygonn e as dançarinas - transexuais - chamam-se Nayna Valentin e Brunna Melisse. A banda se intitula "o primeiro grupo de samba do mundo liderado por uma drag queen a gravar um DVD ao vivo". As apresentações especiais vão se concentrar no sábado (25), mesmo dia do desfile do Galo da Madrugada, por ser o dia de maior público no Pátio de São Pedro.

Thanya Tumulto, interpretada por Rafael Silva, de 33 anos, comanda o Polo da Diversidade neste ano. Ela substituiu Nadarc Fashion, drag que acompanhava o projeto desde a concepção mas precisou se afastar e está de volta em 2017 como participante. "Um dos principais objetivos da Quinta da Diversidade, que agora se chama Polo da Diversidade, é mostrar para a população que profissionais LGBT são profissionais como qualquer outro. É importante a visibilidade", conta Nadarc, que faz a arte drag há 19 anos.

Nos demais dias - 26, 27 e 28 de fevereiro - a programação do Pátio de São Pedro será voltada para música pernambucana, assim como grande parte das atrações anunciadas pela Prefeitura. Otto, Cristina Amaral, Caju & Castanha, Genival Larcerda, Antônio Madureira e a mestra do coco Ana Lúcia são alguns dos outros nomes confirmados. Confira a programação completa:




Acompanhe o Viver no Facebook:




MAIS NOTÍCIAS DO CANAL