Diario de Pernambuco
Busca
Internet Disney cancela contrato com youtuber após vídeos com mensagens nazistas Em um deles, dois homens indianos, contratados pela internet, seguram um cartaz em que se vê a mensagem "Morte a todos os judeus"

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 14/02/2017 08:48 Atualizado em: 14/02/2017 17:12

A polêmica começou com uma reportagem do Wall street journal, que apontava conteúdos controversos em nove dos vídeos publicados por ele. Foto: Twitter/Reprodução
A polêmica começou com uma reportagem do Wall street journal, que apontava conteúdos controversos em nove dos vídeos publicados por ele. Foto: Twitter/Reprodução


Um dos mais populares youtubers do mundo, PewDiePie teve o contrato com a Disney encerrado após uma série de vídeos polêmicos com mensagens antissemitas e referências ao nazismo. O artista, que conta com mais de 53 milhões de seguidores no YouTube, mantinha parceria com o estúdio Maker - adquirido pela empresa norte-americana - desde 2014. Ele possuía liberdade editorial para produzir vídeos sobre videogames e assuntos gerais e gerava uma receita de aproximadamente U$ 14 milhões por ano em publicidade.

A polêmica começou com uma reportagem do Wall street journal, que apontava conteúdos controversos em nove vídeos publicados desde agosto do ano passado pelo sueco de 27 anos, cujo nome verdadeiro é Felix Kjellberg. Um deles foi divulgado no dia 11 de janeiro. Nele, dois homens indianos, contratados pela internet, seguram um cartaz em que se vê a mensagem "Morte a todos os judeus". Em outro, publicado no dia 22 do mesmo mês, um homem vestido de Jesus diz que "Hittler não fez absolutamente nada de errado".

Em um comunicado, representantes da Maker Studios ressaltaram que PewDiePie tinha liberdade para produzir, mas que ele foi "longe demais". "Embora Felix tenha criado uma base de fãs sendo provocativo e irreverente, ele claramente foi longe demais neste caso e os vídeos são inapropriados. Maker Studios tomou a decisão de encerrar a nossa afiliação com ele daqui em diante", diz o texto. Apesar da polêmica, o YouTube recusou-se a comentar o caso especificamente, mas ambos os vídeos citados acima foram retirados por ar.

Felix Kjellberg escreveu em seu blog um esclarecimento, afirmando que tudo se tratava de uma brincadeira e que ele queria mostrar como as pessoas aceitavam fazer "qualquer coisa por cinco dólares", mostrando "o quão louco o mundo moderno é". "Acho que é importante dizer algo e eu quero deixar claro: de forma alguma apoio nenhum tipo de atitudes de ódio. Embora essa não fosse minha intenção, entendo que as piadas foram muito ofensivas. Por mais risível que seja acreditar que eu apoio essas pessoas, para todos que não estão certos do meu ponto de vista em relação a grupos de ódio: não, eu não apoio essas pessoas de nenhum jeito", escreveu ele.

Assista ao vídeo mais recente do youtuber:



Acompanhe o Viver no Facebook:




MAIS NOTÍCIAS DO CANAL