Diario de Pernambuco
Busca
Folia Carnaval 2017: Vinte dicas para sobreviver na folia do Recife e de Olinda O manual básico para profissionais e amadores garantirem a curtição no carnaval pernambucano

Por: Marina Simões - Diario de Pernambuco

Publicado em: 17/02/2017 10:06 Atualizado em: 17/02/2017 19:24

Milhões de foliões se reúnem todos os anos no Galo da Madrugada e é preciso ficar atento para não perder pertences. Foto: Peu Ricardo/Esp.DP
Milhões de foliões se reúnem todos os anos no Galo da Madrugada e é preciso ficar atento para não perder pertences. Foto: Peu Ricardo/Esp.DP


O carnaval pernambucano é uma festa intensa. São - pelo menos - cinco dias de folia, com atrações durante todo o dia. O esquema seguido pela maioria é basicamente Olinda durante o dia e, à noite, shows no Recife Antigo, que neste ano receberá apresentações de artistas como Lenine, Vanessa da Mata, Titãs, Jota Quest, Jorge Aragão, Alceu Valença e Elba Ramalho, ou polos descentralizados. No Sábado de Zé Pereira, as ladeiras disputam a atenção com o Galo da Madrugada, o maior do mundo, de acordo com o Guinness Book, e ficam bem mais vazias.

Confira o roteiro de prévias e shows no Divirta-se

O Sítio Histórico também tem programação nos palcos, espalhados por diversas regiões da cidade como a Praça do Fortim, Praça do Jacaré, Varadouro, Largo Guadalupe, Carmo, Rio Doce e Bonsucesso. Na noite de abertura, na quinta-feira (23), a partir das 18h, um encontro histórico vai abrir alas para a folia em Olinda: 16 agremiações, algumas delas centenárias, vão comandar os clarins e desfilar juntas numa festa que vai misturar blocos, orquestras, troças, maracatus e afoxés icônicos. 

Veja a programação do carnaval do Recife

Mas nem todos aguentam brincar todos os dias da folia de Momo. Calor, cansaço e criminalidade podem inibir o folião. Por isso, preparamos um guia com 20 dicas de sobrevivência para curtir o carnaval de Olinda e do Recife. As dicas valem tanto para os novatos quanto para os mais experientes.

Confira:

1. Beba muita água. Muita. Mesmo quente. E de novo. A cada ladeira.

2. Divida a cerveja com um amigo. Se já não estiver, a bebida vai ficar quente de qualquer jeito. É uma ótima forma de driblar. Evite as bebidas em garrafa de vidro. A venda delas é proibida na festa, porque podem causar acidentes.

3. Cuidado com bebidas de nomes exóticos como Axé de Fala, Pau do Índio e Jurubeba. Famosas na festa, são fortes e doces e feitas à base de cachaça. São doces e parecem fraquinhas no início, mas depois...

4. Aliás, cuidado com todas as bebidas. Álcool e carnaval combinam bem, mas é crucial ter muito cuidado.

5. Use roupas leves. A festa é na rua - e as sombras podem ser consideradas espaços VIP. Óculos de sol, chapéu e bonés são acessórios importantes.

6. Não subestime o verão pernambucano. Use protetor solar. A sensação térmica das ladeiras é semelhante a um dia - muito quente - na praia. Se possível, leve para repor quando for necessário. Ninguém vai reparar.

7. Com o número crescente de casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypt, vale apostar também no repelente.

8. Experimente uma fantasia. É uma delícia. Mas, se não for experiente, opte por trajes confortáveis e resistentes ao calor, suor e água. Se tiver plumas, bordados ou adereços muito  grandes, o risco é grande de não voltar intacto para casa.

9. Coma bem antes de sair de casa para aguentar o pique. Se for de fora do estado, aproveite para provar os quitutes locais, mas cuidado com as opções mais pesadas.

10. Cuidado com dinheiro e pertences. Se possível, guarde o dinheiro dentro da roupa ou em uma doleira (pochetes que ficam por dentro da calça). Resgate aquele celular mais antigo da gaveta e brinque sem se preocupar. É melhor prevenir...

11. Leve dinheiro trocado. Vai facilitar a sua vida e a dos ambulantes. Definitivamente, não vai ser fácil para eles conseguir moedas no meio da folia.

12. Use sapatos - muito - confortáveis. Evite os novos, para não voltar para casa com calos e bolhas. Andar de salto alto é um verdadeiro desafio.

13. Carnaval é uma festa democrática. Então, por favor, sem preconceito. De gênero, raça, cor, religião, opção sexual ou qualquer outra. Sem preconceito contra os que brincam nos camarotes. Sem preconceito conta os que brincam na rua. A regra é se divertir.

14. Cheque a programação antes de sair de casa, tanto dos shows quanto dos blocos que você quer acompanhar. Você pode checar nos livretos distribuídos pelas prefeituras em Olinda e no Recife Antigo ou no site do Viver.

15. Não agarre ninguém à força. Nunca. É desrespeitoso, pode provocar brigas e - vale ressaltar - é crime. Carnaval é uma festa ótima para paquerar. E pronto.

16. Evite andar "contra a correnteza". Espere o bloco passar ou acompanhe devagar. E nunca queira andar mais rápido que o ritmo da multidão. Você só vai despertar antipatia.

17. Quando encontrar um banheiro químico, aproveite para usá-lo, mesmo que não esteja com vontade. Depois, a fila pode se transformar no seu pior pesadelo. O cheiro nunca estará realmente agradável. Há ofertas mais aprazíveis nas casas, por R$ 3, em média.

18. Prepare um kit de primeiros socorros de acordo com a sua necessidade (papel higiênico, Band-aid, lenço de papel e remédios são algumas dicas).

19. Deixe o carro em casa. Dê preferência aos ônibus e táxis. Nessa época, são disponibilizadas linhas específicas para os pontos principais e ainda há o Expresso Folia, que sai dos shoppings até os polos carnavalescos.

20. Na hora de voltar para casa, tenha paciência. As filas estarão grandes para táxis e ônibus. Aproveite para fazer amizade ou, quem sabe, paquerar.

*A matéria foi originalmente publicada no dia 28 de janeiro de 2016.

Acompanhe o Viver no Facebook:



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL