Viver

Diretor iraniano cancela ida ao Oscar após limitações de Donald Trump

Diretor comunicou decisão em depoimento prestado ao The New York Times

Asghar (à dir.) considera injustas restrições impostas por Donald Trump. Foto: Cannes/Reprodução

O diretor Asghar Fahardi, diretor do longa-metragem The salesman (O apartamento, em português), um dos finalistas do Oscar na categoria Melhor Filme Estrangeiro, decidiu cancelar a ida à cerimônia de premiação da Academia de Ciências e Artes Cinematográficas de Hollywood, em 26 de fevereiro, em Los Angeles.

Confira os filme em cartaz no Divirta-se

Em um pronunciamento feito ao jornal The New York Times, o diretor justificou o cancelamento com base nas medidas adotadas pelo governo do presidente Donald Trump para dificultar a entrada de estrangeiros - sobretudo de países islâmicos - em solo norte-americano.

"Eu sempre disse que atenderia a esta cerimônia enquanto cineasta, eu continuei a acreditar que estaria presente neste grande evento cultural. Mas é inaceitável para mim mesmo como uma exceção para a viagem ser feita", ele disse, em referência à possibilidade de a determinação de Trump ser flexibilizada para permitir a viagem do cineasta.

A produção iraniana O apartamento concorre à estatueta em língua estrangeira com Terra de minas (Dinamarca), Um homem chamado Ove (Suécia), Tanna (Austrália) e Toni Erdmann (Alemanha). A surpresa na lista dos finalistas ficou por conta da ausência do nome de Elle à premiação. O brasileiro indicado pelo governo Temer não passou da primeira fase.

Acompanhe o Viver no Facebook

[VIDEO1]

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...