Diario de Pernambuco
Busca
Televisão Após viver Barney em How I met your mother, ator surge irreconhecível em Desventuras em Série Neil Patrick Harris interpreta Conde Olaf na adaptação para TV que estreia nesta sexta-feira, na Netflix

Por: Fernanda Guerra - Diario de Pernambuco

Publicado em: 12/01/2017 14:46 Atualizado em:

Adaptação para TV conta com oito episódios. Foto: Netflix/Divulgação
Adaptação para TV conta com oito episódios. Foto: Netflix/Divulgação
São Paulo - Esqueça o bon vivant, mulherengo vestido sempre de terno, com jargões na ponta da língua. O "lendário" personagem Barney, de How I met your mother (2005-2014), ficou bem distante do novo trabalho na televisão de Neil Patrick Harris. Após o fim da sitcom e de participação na quinta temporada de American horror story, o ator encara o oposto do tom cômico e leve do seriado responsável por consagrá-lo mundialmente. Em Desventuras em série, adaptação da obra literária homônima escrita por Daniel Handler - sob pseudônimo de Lemony Snicket - e criada pela Netflix após dez anos do fracasso da versão cinematográfica, Patrick Harris assume o papel do vilão Conde Olaf.

Em oito episódios, disponíveis a partir desta sexta-feira no serviço de streaming, a obra retrata a história fictícia e trágica de três crianças que perdem os pais em um incêndio e passam a morar com o tio, Olaf. Descobre-se que o vilão decide ficar com a guarda dos órfãos Baudelaire para matá-los e, assim, ter acesso à herança. Violet, de 14 anos, Klaus, de 12, e Sunny, ainda bebê, são vividos por Malina Weissman (Supergirl), Louis Hynes e Presley Smith, respectivamente. De inteligência aguçada, os irmãos se concentram em driblar os planos maquiavélicos do tio e se mobilizam na investigação da morte dos pais. A série é narrada pelo próprio Lemony Snicket (Patrick Warburton).

O ator norte-americano ficou irreconhecível. Com peruca, sobrancelhas postiças, spray e maquiagem carregada, a caracterização durava cerca de três horas para ficar pronta. Para Patrick Harris, a transformação intensa foi uma experiência positiva na vivência da personagem. "A ideia de fazer um papel que não parecia comigo fisicamente me motivou. Nunca fiz algo com tanta maquiagem. Fazer um personagem como Conde Olaf é algo grande", contou, durante painel da Netflix na Comic Con Experience (CCXP), em dezembro.

Apesar do desafio de interpretar o mesmo papel de Jim Carrey na adaptação para o cinema, NPH tem uma performance notável. "É uma grande responsabilidade, já que há vários fãs do livro. Eu não quis fazer uma visão minha. Eu realmente gosto dele nos livros", pontuou o ator, que se inspirou em Alan Rickman, intérprete do assustador Snape, em Harry Potter.

Com 13 volumes publicados, a versão literária vendeu mais de 65 milhões de cópias no mundo. A cada dois episódios da série, um livro é adaptado, enquanto o filme de 2004 revisita os três primeiros títulos. O longa arrecadou apenas US$ 209 milhões em bilheteria, valor próximo aos US$ 140 milhões do orçamento da produção.

O ator foi a grande atração do último dia da CCXP, realizada em São Paulo. Ele esteve no Brasil para promover o seriado. Na ocasião, ele comentou o final de How I met your mother, que dividiu opiniões. “Ele (o personagem Barney) era um cara legal. Me ensinou a ser destemido. Eu gosto da forma como a série terminou. Achei madura. Barney sempre seria daquela maneira”, defendeu.

Durante a conversa com a imprensa, ele também mencionou a família. "Foi intrigante a ideia de fazer o personagem. Mas, ao mesmo tempo, fiquei preocupado com o tempo, porque minha família mora em Nova York e a série foi filmada em Vancouver (Canadá), que é muito distante", confessou. Ao lado do marido David Burtka, com quem é casado desde 2004, ele é pai dos gêmeos Harper e Gideon, de seis anos.

- A repórter viajou a convite da Netflix

2 perguntas

Neil Patrick Harris // ator

Como foi o encontro com o personagem Conde Olaf?
Olaf é engraçado porque é tão grande... Normalmente, como ator, você tenta interpretar um personagem tendo empatia, pensando nos motivos pelos quais ele faz isso ou aquilo. Ele é malvado, um ator muito incompetente e é engraçado interpretar isso. Ele se acha ótimo, bonito, mas é apenas a representação de algo sombrio e malvado. E não foi porque ele teve uma má infância. Ele não terá redenção. Isso é outra coisa interessante. Olaf tem a habilidade de ser assustador. Se fosse só engraçado, não teria motivo para essa série existir. As crianças tinham que ter medo dele.

Você leu os livros e assistiu ao filme?
Eu não li os livros, para ser honesto. Quando isso apareceu na minha frente, eu li o primeiro livro e depois o roteiro. Em seguida, pedi para assistir ao filme e a equipe disse que não, mas eu assisti. Gosto de ter informação. Achei a performance de Jim Carrey interessante e fiquei me sentindo mal por ele por ter perdido tantas coisas dos livros no filme. Achei injusto com a maioria do elenco. Eu assisti e acho que ele fez um bom trabalho.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL