Viver

Luiz Domingues, mestre em azulejaria, ganha exposição na Casa Marte

Entre os trabalhos feitos pelo artesão, estão os azulejos do Edifício Acaiaca e da Padaria Santa Cruz

O legado da legítima azulejaria portuguesa foi trazido ao Brasil pela expertise de Luiz Domingues, imigrante europeu que se estabeleceu no Recife justamente por sua habilidade em decorar ambientes por meio da pintura nesse suporte. Com 90 anos completados agora em dezembro, o artesão terá uma exposição feita em sua homenagem, com abertura neste sábado, a partir das 16h, na Casa Marte, no bairro da Encruzilhada. O evento também vai contar com show da cantora Isadora Melo.

A mostra terá mais de mil desenhos originais de azulejos, feitos para paineis de fachadas e ambientes internos de estabelecimentos comerciais e residenciais, além de fotografias e peças originais. A mostra também marca a inauguração da Casa Marte, que acolhe, em regime de coworking, coletivos de arte, produção e gastronomia, como a Caverna Lunar, La Bruja Vegana, Libertália, Papel pra Burro, Pano pra pretx e Produções Ordinária.

Seu Luiz Domingues trocou Coimbra pelo Brasil pelo talento com a pintura de louças. Após trabalhar na Companhia Industrial São João, da família Brennand, na Várzea, o artesão começou a trabalhar de forma autônoma. Um dos trabalhos mais vistos de seu Luiz Domingues é o painel em azulejos da Padaria Santa Cruz. O tema é o milagre das rosas de Santa Isabel, padroeira dos panificadores. Também é dele o trabalho em azulejaria do Edifício Acaiaca, em Boa Viagem, a convite de seu conterrâneo, o arquiteto português Delfim Moreira.

SERVIÇO

Abertura da exposição Azulejos, de Luiz Domingues, com show de Isadora Melo e abertura da Casa Marte

Quando: Sábado, 10 de dezembro de 2016

Quanto: R$ 7

Onde: Casa Marte - Rua Dr. José Higino Ribeiro Campos, 114, Encruzilhada

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...