Diario de Pernambuco
Busca
Show Vitor Araújo lança disco inspirado na cultura indígena e afro-brasileira no Teatro de Santa Isabel Levaguiã Terê é o segundo álbum do pianista e compositor recifense

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 03/11/2016 13:48 Atualizado em: 03/11/2016 14:37

Projeto está disponível para audição na internet. Foto: Vitor Araújo/Arquivo Pessoal
Projeto está disponível para audição na internet. Foto: Vitor Araújo/Arquivo Pessoal


Após produção musical sobre a paixão, o recifense Vitor Araújo apresenta pela primeira vez o álbum Levaguiã terê, nesta quinta-feira, no Teatro de Santa Isabel. Com produção do pianista e compositor em parceria com Bruno Giorgi, carioca filho do recifense Lenine, o disco tem lendas e línguas indígenas e afrobrasileiras e os experimentos musicais de um dos grandes ícones da música instrumental brasileira, Heitor Villa-Lobos (1887-1959) como inspiração. O álbum está disponível no site do Natura Musical (clique aqui).

Confira o roteiro de shows no Divirta-se


Levaguiã terê é o segundo disco de Vitor, que atualmente mora em São Paulo, e o primeiro dele com composições para grandes orquestras, dividido em duas partes: Toques e Cantos. Durante o processo de composição, o pernambucano buscou palavras mortas e nomes não mais utilizados que nunca tiveram registro escrito e chegaram ao conhecimento dele durante uma viagem ao Vale do Catimbau, no interior do estado, e com a ajuda do professor Silvio Moreira, pesquisador em filosofia e estética. Ôgiffoxó, Tervulmã tarê e Faxá-guiã foram algumas palavras resgatadas por ele para batizar as faixas.

Levaguiã terê é um índio ancião que se transforma em um pássaro subterrâneo, voa por baixo da terra e ninguém pode vê-lo, apenas ouvi-lo. A música Caldí-Naguará é intitulada a partir do mito de uma índia que engravidou de uma cachoeira e dedicada à mãe dele. A pesquisa sobre a ancestralidade indígena (que inicialmente seria um disco inspirado no candomblé) é transformada em música através de instrumentais eruditos, de origem africana e sonoridades eletrônicas.

SERVIÇO
Show de Levaguiã terê, de Vitor Araújo
Onde: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, s/n, Santo Antônio)
Quanto: R$ 30 e R$ 15 (meia), à venda na loja Passa Disco (Estrada do Encanamento, 480, Parnamirim) e na bilheteria do teatro
Informações: 3355-3322


Acompanhe o Viver no Facebook:




MAIS NOTÍCIAS DO CANAL