Diario de Pernambuco
Busca
Praia SOJA, Ivete, Wesley, Bell e Jorge & Mateus macam show em Porto de Galinhas Atrações do Fest Verão foram anunciadas para a Arena Porto, área cujas obras estão embargadas pela CPRH

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 08/11/2016 13:01 Atualizado em: 09/11/2016 09:52

Expectativa de público é de 12 mil pessoa por fim de semana. Fotos: SOJA/Facebook, Sony/Divulgação, Wesley Safadão/Facebook e Jorge & Mateus/Facebook
Expectativa de público é de 12 mil pessoa por fim de semana. Fotos: SOJA/Facebook, Sony/Divulgação, Wesley Safadão/Facebook e Jorge & Mateus/Facebook

A banda de reggae norte-americana Soja, a dupla sertaneja Jorge & Mateus, os cantores baianos Ivete Sangalo e Bell Marques são algumas atrações escaladas para o Fest Verão, nos dias 7, 14 e 21 de janeiro. O evento foi escolhido para ser o primeiro realizado na Porto Arena, em Porto de Galinhas, no Litoral Sul pernambucano.

Confira o roteiro de shows no Divirta-se

A utilização do espaço onde o show está previsto para ocorrer, entretanto, está sendo avaliada pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). O órgão embargou nesta segunda-feira (7) as obras do centro de convenções multiuso que será construído às margens da PE-09, em Porto.

Ao Viver, a presidente do CPRH, Simone Souza, reafirmou que as obras seguem sob embargo e contou que os técnicos devem avaliar os documentos solicitados na segunda-feira e entregues pelos responsáveis no fim da manhã desta terça-feira. "Precisamos verificar e estudar se as autorizações para terraplanagem estão sendo respeitadas. Os documentos já foram protocolados e um parecer deve ser liberado amanhã (quarta-feira)", ela esclarece. A distância entre o prédio e a área alagada e a vegetação existente são alguns aspectos que devem constar no Estudo de Impacto Ambiental. Além disso, é necessário investigar o impacto sonoro, de poluição e mobilidade causados pelo empreendimento.

A Porto Arena possui licença de terraplanagem emitida pela Prefeitura de Ipojuca. Entretanto, ainda não possui a licença de construção. A obra sofreu embargo cautelar porque, segundo a CPRH, a etapa seguinte foi iniciada antes da emissão da documentação. "A Prefeitura de Ipojuca deu para o empreendedor uma autorização para fazer a terraplanagem, só que eles já começaram a pavimentação. A terraplanagem é a movimentação de terra. Eles fizeram mais do que isso. Começaram a fazer a pavimentação, que já faz parte da obra do empreedimento", ela analisa, sobre a deposição de brita sobre o terreno. O grupo responsável defende que as pedras são uma medida para proteger a terra de eventuais chuvas.

Outro aspecto a ser analisado é a existência de mangue, um dos ecossistemas mais importantes da região, no local onde será erguido o centro de convenções e o estacionamento. "Amanhã (quarta-feira), a gente pode dar essa informação. A gente conhece bem a área, é uma área alagada, mas os técnicos estão checando se tinha vestígio de mangue", ela explica. A legislação estabelece distâncias mínimas entre as águas - doces ou salgadas - e as construções, que devem ser respeitadas para obtenção de autorização para erguer os prédios.

De acordo com os empresários, o local era antes ocupado por uma fazenda de coqueiros. "Isso era uma fazenda de coco, não era um coqueiral nativo. O manguezal, sim, é intocável, mas lá não existe mangue. Não sei por que vazou na mídia que lá é um manguezal. Nunca foi. Manguezal tem perto de Muro Alto, mas aqui não", detalha o empresário Luís Augusto Nóbrega sobre o terreno, localizado a cerca de dois quilômetros do Centro de Porto de Galinhas.

"As licenças que foram tiradas foram a licença de supressão da vegetação, a licença do canteiro de obras, a licença ambiental, de terraplanagem. A que estava faltando, de pavimentação, a gente já providenciou e está tudo sendo resolvido", defende Emídio Brito, administrador do empreendimento. Eles esperam que as obras sejam retomadas na quinta-feira.

Devido à derrubada dos coqueiros, eles dizem ter se comprometido com a gestão municipal a plantar mil árvores nativas, além de 500 coqueiros que ficarão na entrada do espaço, em extensão de 600 metros. O estacionamento deve ser inaugurado em dezembro e será cedido para a Prefeitura do Ipojuca durante as festas de fim de ano e o carnaval. A obra está orçada em pelo menos R$ 12 milhões.

EVENTO

A banda de reggae norte-americana SOJA, a dupla sertaneja Jorge & Mateus, Márcia Fellipe e o DJ paulista Alok, o mais bem posicionado do país na revista especializada DJ Mag, foram as atrações escolhidas para o primeiro dia do Fest Verão, em 7 de janeiro.

O segundo dia da festa, 14 de janeiro, terá como atrações o cantor baiano de axé Bell Marques, os sertanejos Matheus & Kauan, Jota Quest e Gabriel Diniz. No encerramento, 21 de janeiro, Ivete Sangalo, Wesley Safadão, Gusttavo Lima e Pedrinho Pegação fazem shows no evento, que começará no fim da tarde, em horários ainda não anunciados pela produção.

Os preços dos ingressos e a data do início das vendas também não foram divulgados, e a expectativa é de um público de cerca de 12 mil pessoas por dia. Além da área de pista, a produção organizou o Espaço WeDo Ecomariner, com espaço gourmet, decoração temática, visita exclusiva, piso easy floor, open bar e serviço de beleza.

PORTO ARENA

O empreendimento é de responsabilidade do empresário Luís Augusto Nóbrega em sociedade com Wesley Safadão e Janguiê Diniz. O centro de convenções Porto Arena foi criado para receber shows, festas, congressos, feiras e eventos. A estrutura é aberta, mas conta com um serviço de climatização e um revestimento cuja cor muda de acordo com o horário. Caso todos os requisitos impostos pela legislação ambiental sejam preenchidos, a previsão de retomada das obras é a quinta-feira.

O centro tem 15 hectares, dos quais 8,5 hectares serão destinados a estacionamento com capacidade para 3 mil veículos. O terreno tem 40 hectares, dos quais 20 hectares são de áreas alagadas e de preservação e não podem servir de base para construção.

* O Viver viajou a convite da Porto Arena


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL