Viver

Papa emérito prestes a ser decapitado pelo Estado Islâmico é pintado por artista

Cena tenebrosa foi sonhada pelo pintor espanhol e materializada na forma de pintura

Na imagem, sorriso do Papa mostra sua "força", aponta o pintor. Foto: ElPais/Reprodução

Um artista espanhol sonhou com o sequestro do Papa Emérito Bento XVI pelo Estado Islâmico. O pesadelo perdurou nas suas memórias e se materializou na forma de um quadro, pintado por ele ao longo de um ano e revelado nesta semana para o mundo. De acordo com Cristóbal Toral, a violência do grupo terrorista noticiada todos os dias na TV foi o que, "com certeza", inspirou o sonho.

Na imagem, vê-se o Papa que antecedeu Francisco em um deserto, sendo segurado por dois homens vestidos de preto. O sorriso no rosto do pontífice, segundo Cristóbal, mostra "como se ele estivesse seguro de si mesmo, da força de sua fé".  "Há para além de uma metáfora na pintura em que duas religiões lutam. De um lado, as mãos de fanáticos que nada têm a ver com a natureza de sua religião; do outro, a igreja católica, que também teve tempos de fanatismo. Eu queria mostrar a violência do nosso tempo", conta ele ao jornal El pais.  "Este sentimento de crueldade que eu vi em meu pesadelo é resolvido aqui com a expressão assustadora da violência que ninguém é capaz de enfrentar", completa.

Hoje aos 89 anos, o Papa Emérito Bento XVI foi líder da Igreja Católica entre abril de 2005 e fevereiro de 2013, quando renunciou. Ele foi eleito o 265º Papa, sucedendo João Paulo II. Sua renúncia surpreendeu os membros da Igreja. Quem assumiu a liderança do Vaticano em seguida foi o argentino Papa Francisco. Recentemente, ele falou sobre a atuação do Estado Islâmico e criticou a xenofobia contra a religião islâmica. “Não é justo falar que o Islã é terrorista, eu não gosto de falar de violência islâmica. Senão teremos que falar também em violência católica. Na Itália, um mata a namorada outro a sogra, são católicos batizados, são violentos católicos. Em todas as religiões existem os fundamentalistas”, disse ele.


Acompanhe o Viver no Facebook:


Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...