Diario de Pernambuco
Busca
Raridades Galeria promove leilão de artes na próxima sexta Conjunto de peças faz parte da coleção pessoal de José Otávio Meira Lins, que reuniu o acervo durante 20 anos

Por: Augusto Freitas

Publicado em: 05/10/2016 15:50 Atualizado em: 05/10/2016 17:36

Escultura caboclo de lança em barro cozido, do artista Tiago Amorim, é uma das peças a serem leiloadas. Foto: Arte Maior/Divulgação
Escultura caboclo de lança em barro cozido, do artista Tiago Amorim, é uma das peças a serem leiloadas. Foto: Arte Maior/Divulgação


A galeria Arte Maior vai promover, entre os dias 7 e 8 outubro, um leilão de artes no Club Hotel. O catálogo completo está disponível no site da Arte Maior (www.artemaiorleiloes.com.br), bem como os valores iniciais dos lances e informações das obras, como quadros, gravuras, esculturas, xilogravuras e mobiliários antigos, entre outros itens. Ao todo, serão 386 peças no leilão, que será realizada na Avenida Conselheiro Aguiar, 755, 7º andar, em Boa Viagem.

Confira o roteiro de exposições no Divirta-se


De acordo com a organização do leilão, todo o conjunto de peças a serem vendidas faz parte de uma coleção pessoal do empresário do ramo hoteleiro José Otávio Meira Lins, que reuniu o acervo durante 20 anos. Cerca de 95% da coletânea são trabalhos de artistas plásticos, pintores, artesãos, xilogravuristas e escultores pernambucanos, como J. Borges, João Câmara, Militão dos Santos, Félix Farfan, José Cláudio, Tiago Amorim, Zé de Mandacaru e Benedito José dos Santos, entre outros.

"Este leilão possui como caraterísticas principais a diversidade das peças e a originalidade. Toda a coleção é oriunda de um empresário conhecedor das artes plásticas que, ao longo de 20 anos, adquiriu raridades de artistas renomados no cenário das artes em Pernambuco, de vários estilos. É uma boa oportunidade para quem deseja iniciar uma coleção de artes ou aumentar um acervo cultural já iniciado", explica Sérgio Oliveira, marchand da Arte maior.

Na sexta-feira (7), o leilão começa às 20h e deve se estender até as 23h. No sábado (8), as disputas começam às 10h e acabam por volta das 13h. Ele adianta que todas as peças cadastradas no endereço eletrônico da galeria já começaram a receber lances iniciais de compra. No primeiro dia, serão leiloados 200 lotes e, no segundo, 186. Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, segundo o marchand, são os mercados que mais absorvem peças de artes plásticas no Brasil.

Leilões pela internet são uma estratégia de modernização e praticidade do mercado. "Hoje, o leilão virtual é bastante prático e procurado pelos compradores, tamanha é a facilidade para saber o que está sendo leiloado e comprar o que é de interesse. O público olha para o monitor e visualiza todas as informações das peças, ofertando os lances e concorrendo em tempo real com interessados de várias partes do país, no próprio site ou por telefone. Tanto que a audiência virtual é o dobro da presencial hoje em dia", pontua.

A Arte Maior já realizou mais de 100 exposições individuais e coletivas de artistas distintos. O grupo tem duas galerias de varejo e uma distribuidora de molduras, e publicou o Cadastro Arte Maior de Pernambuco, compilação sobre a produção local. O primeiro volume foi publicado em 1994, com dados de 327 artistas pernambucanos. Em 1996, a segunda versão do cadastro contou com a adesão de mais de 260 profissionais das artes plásticas.

Serviço
Leilão da Galeria Arte Maior
Quando: sexta-feira (7) e sábado (8)
Onde: Hotel Cult (Avenida Conselheiro Aguiar, 755, Boa Viagem) 
Horário: 20h (dia 7) e 10h (dia 8)
Informações: 3301-4354 e 99261-6612




Acompanhe o Viver no Facebook:




MAIS NOTÍCIAS DO CANAL