Viver

Estudantes substituem nome de militar em escola por Clarice Lispector

Ato simbólico faz parte de ocupação em protesto contra a reforma do ensino médio

Cartaz foi improvisado e aprovado pelo sindicato de professores do estado. Foto: Twitter/Reprodução


Alunos do colégio Castelo Branco, em Foz do Iguaçu, durante ocupação em protesto contra a aprovação da PEC 241, decidiram mudar o nome da escola. A homenagem ao ex-presidente, que foi o primeiro a assumir o cargo após o golpe militar de 1964, foi substituído pelo da escritora Clarice Lispector.

O cartaz foi feito à mão, de improviso, e aprovado pelo Sindicato de Professores do Paraná. "Os/as estudantes/as do colégio estadual Castelo Branco, em Foz do Iguaçu, acabam de escrever um novo capítulo de uma história de resistência e coragem. [...] a juventude mostra para toda a sociedade sua opção pela criatividade, pela sensibilidade e pela expressão da vasta condição humana, em detrimento da força e do autoritarismo", disse o sindicato em um comunicado oficial.

Atualmente, são cerca de 993 escolas ocupadas, 82 instituições federais e 51 universidades em todo o país, segundo lista divulgada na tarde da última sexta-feira (21) pela União Nacional dos Estudantes. Só no Paraná, são 23 colégios estaduais. Os estudantes protestam contra a PEC 241, a reforma do ensino médio e o projeto Escola Sem Partido.


Acompanhe o Viver no Facebook:

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...