Diario de Pernambuco
Busca
Literatura Escritor pernambucano Sidney Nicéas lança novo livro Autor comenta sobre o romance em debate com Valdir Oliveira e Raimundo Carrero

Publicado em: 13/10/2016 15:00 Atualizado em: 13/10/2016 13:50

Escritor atualmente produz duas novas obras. Foto: acervo pessoal
Escritor atualmente produz duas novas obras. Foto: acervo pessoal

Os traumas e sequelas da violência sexual contra a mulher são o mote de Noite em Clara (Scortecci, 180 páginas, R$ 38), novo trabalho do escritor pernambucano Sidney Nicéas. O autor conversa sobre a obra hoje, às 20h, com Raimundo Carrero e Valdir Oliveira. Com entrada gratuita, o encontro será no recém-inaugurado Centro Cultural Raimundo Carrero (Avenida João de Barros, 1468, sala 108, Espinheiro). O lançamento do livro será no domingo, às 15h, na Livraria Cultura do RioMar (Avenida República do Líbano, 251, Pina).

Quinta obra da carreira, Noite em Clara é o primeiro livro de Nicéas protagonizado por uma mulher. A história surgiu na forma de textos curtos publicados na página do autor no Facebook. “Tenho a dádiva e a sorte de viver na era da internet”, afirma o escritor, acrescentando que costuma divulgar sempre algumas amostras da produção no meio digital.

“Publiquei um fragmento e a receptividade foi muito boa e, alguns meses depois, escrevi outro”, explica, ressaltando que após escrever os dois trechos acabou sentindo necessidade de contar a história de Clara, protagonista do livro.

O autor revela que não sentiu dificuldade em escrever na voz feminina. “Dor não tem sexo. Não foi difícil me conectar, por mais que eu nunca tenha sido vítima de violência sexual ou de depressão”, assegura, citando também o fato de ter acompanhado de perto o drama vivido por duas amigas que sofreram abusos sexuais.

Construído a partir de vários textos curtos, acompanhados de ilustrações do desenhista Aleff, o livro se propõe a ser um relato estilhaçado, como a psique da protagonista Clara. “A ideia da fragmentação vai permeando tudo, é personagem extremamente fragmentada emocionalmente. É praticamente uma obra conceitual, que foge do lugar-comum”, afirma Nicéas, que classifica o livro como uma prosa poética. “Fui trabalhando uma técnica de correlacionar palavras, desenvolver certo ritmo poético em uma prosa”, destaca.

Enquanto se ocupa com a divulgação da nova obra, lançada primeiramente na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em setembro, Sidney Nicéas já desenvolve os próximos projetos.

Um dos trabalhos em andamento é também centrado em uma mulher. “É um romance bibliográfico, a história verídica de uma mulher chamada Lourdes de Alencar, que foi abusada pelo pai, passou fome, chegou a morar na rua e teve 18 filhos. É uma história muito dura”, diz. “Meus livros são sempre um pouco diferentes um do outro”, conta Nicéas, adiantando, sem dar muitos detalhes, que o outro projeto em desenvolvimento é uma ficção “sobre tudo o que é marginal”.

Serviço
Noite em Clara, de Sidney Nicéas
Editora: Scortecci
Páginas: 180
Preço: R$ 38

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL