Diario de Pernambuco
Busca
Letras Festivais de literatura oferecem programação gratuita a partir desta quarta-feira Na programação, haverá debates, oficinas, recitais e feira de livros

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 24/08/2016 15:42 Atualizado em:

Carolina Munhoz está na programação do fim de semana. Foto: Leonardo Bérgamos/divulgação
Carolina Munhoz está na programação do fim de semana. Foto: Leonardo Bérgamos/divulgação
 
O segundo semestre é, tradicionalmente, período fértil para grandes eventos literários em Pernambuco. A temporada dos festivais começa nesta quarta-feira (24), com a 14ª edição do A Letra e a Voz, este ano dedicado às mulheres. Até domingo, a programação gratuita tem mesas temáticas nas quais serão debatidos temas como o espaço ocupado pelas escritoras no mercado editorial e as influências literárias das autoras. Também haverá oficinas de empoderamento feminino, literatura de cordel para crianças, contações de histórias, recitais, lançamentos de obras e feira de livros. As atividades se dividem entre a Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife, e as bibliotecas públicas de Afogados, Casa Amarela e Afrânio Godoy, no Alto Santa Terezinha.

Já no Laboratório de Autoria Literária Ascenso Ferreira, no Sesc Santa Rita, haverá programação gratuita voltada para o público infantojuvenil de quinta-feira a sábado. Haverá debates e contação de histórias com Fernanda Takai, Hilda Torres, Milly Rodrigues, Ricardo Rodrigues, Raphael Draccon, Carolina Munhoz. }

Nesta quarta, às 18h30, a abertura do A Letra e a Voz ficará por conta de performance de Naruna Freitas, seguida por bate-papo entre as escritoras Berenice Bento, Micheliny Verunschk e Renata Pimentel sobre Mulher, literatura e mercado. Logo em seguida, Verunschk lança o romance Aqui, no coração do inferno, e Bento lança Estrangeira: Uma paraibana em Nova Iorque. “Vamos discutir essa contemporaneidade da literatura feita por mulheres, das relações com sociedade e mercado, que vão se desenhando de forma particular, especialmente em 2016, que tem sido um ano tão complicado, com tantas perdas de espaço sociais e pessoais”, pontua Verunschk. 

Na quinta-feira (25), às 17h, as poetisas Socorro Nunes, Clarissa de Figueirêdo e Mariana Tabosa integram a mesa Conversa com a poesia. “O fato de um festival ser dedicado às mulheres não é problema nem solução. O momento é propício, quando se fala tanto de empoderamento, de feminismo. Mais do que mulher e homem, o que existe na literatura é a ideia do feminino, que pode estar em qualquer um. É algo psicanalítico, sobre nossa existência e independe da identidade de gênero”, comenta Mariana Tabosa, que lança o primeiro livro, A mulher-fósforo.

“A existência de um festival dedicado às mulheres”, acrescenta Micheliny Verunschk, “é um sintoma de que ainda não existe o reconhecimento da literatura feita por mulheres no mesmo pé de igualdade que a literatura feita por homens. É particularmente terrível que ainda seja necessária essa demarcação de território, quando deveríamos estar discutindo qualidade literária. Infelizmente ainda é necessário”. 

Na programação do Sesc, quinta, às 19h, a cantora e escritora Fernanda Takai, autora do livro infantil A gueixa e o panda vermelho, fará leitura de clássicos de Monteiro Lobato, Cecília Meireles e Clarice Lispector. Mais tarde, às 20h, ela conversa com a atriz pernambucana Hilda Torres sobre paradigmas e perspectivas da literatura infantojuvenil brasileira. 

[Programação 
+Sesc Santa Rita 
(Rua Cais de Santa Rita, 156, São José) 
Quinta - 25: 
19h - Fernanda Takai lê clássicos da literatura infantojuvenil: Monteiro Lobato, Cecília Meireles e Clarice Lispector
20h - Mesa de conversa com o tema A literatura infantojuvenil brasileira - paradigmas e perspectivas, com Fernanda Takai (MG) e Hilda Torres (PE)

Sexta-feira 26 
10h - Radio Matraquinha 
15h - Conversa de gente grande com Milly Rodrigues (PE), Ricardo Rodrigue (Buique - PE) e mediação de Fernanda Mélo (PE)

Sábado 27 
17h - Mesa de conversa O universo fantástico na literatura infantojuvenil, com Raphael Dracon (RJ/ EUA) e Carolina Munhoz (SP/EUA). Mediação de Cláudia Cavalcanti (PE)
18h30 - Sessão de autógrafos com os autores

Festival a Letra e a Voz
(Avenida Rio Branco, s/n, Bairro do Recife) 
 
 
Quarta 24
18h - Abertura
18h30 - Performance Entre a pele e a palavra, com Naruna Freitas
19h - Mulher, literatura e mercado. Com Berenice Bento, Micheliny Verunschk e Renata Pimentel
20h30 - Lançamentos Aqui, no coração do inferno, de Micheliny Verunschk e Estrangeira: uma paraíba em Nova Iorque, de Berenice Bento

Quinta 25
17h - Conversa com a poesia - Socorro Nunes, Clarissa de Figueirêdo e Mariana Tabosa. Mediação: Pedro Américo de Farias
18h - Lançamentos - O que ficou da fotografia, de Socorro Nunes, Tempos de Alice, de Clarissa de Figueirêdo e A mulher-fósforo, de Mariana Tabosa.
18h30 - Recital Pérolas negras, com Anastácia Rodrigues
19h - De quem é a escrita? Da mulher, do homem, ou da gente? - Com Silvana Menezes e Carol Bensimon. Mediação: Mariane Bigio

Sexta-feira 26
17h - Maria de Ascenso, com Maria Agrelli
17h30 - Literatura da hora! Com Bárbara Nunes, Luna Vitrolira e Isabelly Moreira. Mediação: Renata Santana
19h - Que literatura te (tu) consome(s)? Com Ivana Arruda Leite, Vitória Lima e Cida Pedrosa.

Sábado 27
8h às 20h - Festa do Livro
16h - Recital Eu, Poeta! Com Luana Maysa Reis de Sousa e Ana Carla Lemos
17h - Recital poético, com Altair Leal
18h - Apresentação do grupo As Severinas

Domingo 28
8h às 20h - Festa do Livro
15h - Contação de histórias com a Cia. Agora eu era... Com Nanda Mélo e Cacau Nóbrega



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL