Exposição tem entrada franca. Foto: Sebastião Salgado/Divulgação
Imagens feitas por Sebastião Salgado começam a ser exibidas nesta quinta-feira (1º) na Caixa Cultural, no centro do Recife. A mostra retrata e faz refletir sobre as questões políticas, sociais e econômicas enfrentadas pelas pessoas que foram obrigadas a deixar sua terra natal. Salgado viajou por quarenta países durante seis anos para fazer as fotografias que fazem parte da coleção.
Intitulada Êxodos, a exposição estará disponível até 16 de outubro e tem entrada gratuita. Ao todo, a mostra contém 60 pôsteres divididos em cinco temas centrais: África;,Luta pela Terra, Refugiados e Migrados; Megacidades, e Retratos de Crianças. O material foi doados pelo fotógrafo e sua esposa, Lélia Wanick, ao Instituto Terra, fundado pelo casal em 1998.
Formado Economia, Sebastião Salgado é um dos mais renomados fotógrafos brasileiros. Fez parte das agências Sygma, Gamma e Magnum e tem diversos slivros publicados, dentre eles Outras Américas (1986), Sahel, l’Homme en détresse (1986), Trabalhadores (1993) e Perfume de Sonho (2015), fruto de uma viagem ao mundo do café.
Salgado é formado em Economia e fotografa, nesta exposição, "humanidade em trânsito". Foto: Montagem/DP