Diario de Pernambuco
Busca
Fesival de Inverno de Garanhuns Um guia para curtir o Festival de Inverno de Garanhuns, que começa nesta quinta Em música, Elza Soares e Gal Costa estão entre os principais nomes; evento traz atrações em teatro, artes cênicas, artes visuais, artesanato, audiovisual e literatura

Por: Isabelle Barros

Publicado em: 21/07/2016 15:42 Atualizado em: 21/07/2016 21:44

Elza Soares traz, na madrugada da sexta para o sábado, no Palco Dominguinhos, o show de seu novo CD, 'A mulher do fim do mundo'. Crédito: Montagem/DP
Elza Soares traz, na madrugada da sexta para o sábado, no Palco Dominguinhos, o show de seu novo CD, 'A mulher do fim do mundo'. Crédito: Montagem/DP


O Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) chega hoje à sua 26ª edição se equilibrando para não sofrer ainda mais com um cenário economicamente desfavorável para a produção cultural brasileira, que já havia culminado em um enxugamento desde o ano passado. O evento, com um formato consolidado ao longo de um quarto de século, aposta cada vez mais em programações paralelas e atividades na rua para fisgar moradores e visitantes de Garanhuns. Até o dia 30 deste mês, a cidade do Agreste pernambucano vai receber atrações locais e nacionais nas mais variadas linguagens: música, artes visuais, artes cênicas, audiovisual, literatura, artesanato e performances.

Ao contrário de edições anteriores, o dia de abertura do FIG terá uma programação, em sua maior parte, dedicada ao homenageado do ano: Naná Vasconcelos (1944-2016). O início oficial do festival está marcado para as 19h desta quinta, na Igreja de Santo Antônio, com o Concerto Afro-Brasileiro, em uma celebração à herança africana na música brasileira, tema caro ao falecido percussionista. Os participantes são o cantor pernambucano Zé Manoel, além de Seu Mateus Aleluia e Virgínia Rodrigues. Quem também marca presença é o Grupo Voz Nagô, composto por vozes femininas e idealizado pelo próprio Naná. No repertório, estão canções do percussionista, falecido em março passado, além de nomes da música brasileira como Moacir Santos e Tiganá Santana.

As homenagens a Naná não se encerram na quinta-feira. Na madrugada do sábado para o domingo, à 0h20, os músicos Zeca Baleiro e Paulo Lepetit apresentam, no Palco Dominguinhos, as músicas do projeto Café no Bule, que renderam um CD lançado ano passado. A iniciativa contava com o percussionista pernambucano antes de ele falecer e a intenção dos três era celebrar a variedade da música popular brasileira, com samba, maracatu, ciranda e até xote.


Peça 'O ano em que sonhamos perigosamente', do Grupo Magiluth, abre a programação de teatro do FIG nesta quinta-feira. Crédito: Renata Pires/Divulgação
Peça 'O ano em que sonhamos perigosamente', do Grupo Magiluth, abre a programação de teatro do FIG nesta quinta-feira. Crédito: Renata Pires/Divulgação

Voltando à programação desta quinta, quem chegar a Garanhuns para acompanhar o festival desde o primeiro dia tem mais duas opções. A primeira é o espetáculo O ano em que sonhamos perigosamente, do Grupo Magiluth, às 21h, no Teatro Luiz Souto Dourado. Além dele, também há a exposição Imaginação à deriva, de Daniel Santiago, na Galeria de Artes Ronaldo White, localizada no Sesc Garanhuns. A mostra fica aberta ao público até o dia 30 de setembro, sempre das 9h às 21h.

Mesmo que o FIG tenha construído uma grade de ações que não costuma mudar radicalmente ao longo dos anos, em 2016 há algumas mudanças que chamam a atenção. Em vez de concentrar as apresentações nos dois fins de semana de festival, como no ano passado, as atrações do Palco Pop, Palco Forró e Palco Instrumental começam a se apresentar na terça, dia 26 e seguem até o último dia do FIG. Outra modificação importante acontece na grade direcionada às artes cênicas: A Casa Galeria Galpão, que concentra parte importante da programação de artes visuais, design e moda, passa a abrigar propostas de espetáculos mais intimistas, que não cabem em um teatro convencional. No meio da infinidade de atrações do FIG, o Viver traz sugestões que vale a pena acompanhar.

SHOWS
Amanhã, as atrações do Palco Dominguinhos são todas compostas por mulheres e essa força está expressa no show do álbum Selvática, com Karina Buhr, às 23h10 e no encerramento da noite, às 0h20, com Elza Soares e o esperado show do álbum A mulher do fim do mundo, lançado em 2015. No sábado, músicos como Cátia de França, Xangai e Elba Ramalho ocupam o palco, abrindo alas para o show do projeto Café no Bule. Gal Costa encerra a programação do fim de semana com o show Estratosférica, cuja apresentação acontece do domingo pra segunda, às 0h20. Di Melo na segunda (25) e Academia da Berlinda na terça (26), apresentam o show de seus novos álbuns. Já no Palco Pop, as bandas Zeca Viana, Volver e Plutão Já Foi Planeta compõem a grade de atrações da quinta (28). No sábado (30), o Grupo Bongar se apresenta em show comemorativo de 15 anos.

MÚSICA ERUDITA
O 12º Virtuosi na Serra também homenageia Naná Vasconcelos ao convidar cantores e instrumentistas para executar o Requiem de Mozart, às 16h30 do domingo (24), na Igreja de Santo Antônio. A programação continua na segunda e na terça, às 16h30 e 21h. A programação do Conservatório Pernambucano de Música acontece no mesmo local, nos dias 22, 23, 27, 28, 29 e 30, nos mesmos horários antes ocupados pelo Virtuosi.

LITERATURA
Para lembrar os 452 anos de nascimento do dramaturgo inglês Willam Shakespeare, os atores Eliza Morenno e João Pedro Fagerlande vão percorrer, na sexta (29), parques, praças e demais locais públicos vestidos com roupas medievais, falando sonetos e trechos de peças do autor. No mesmo dia, Ronaldo Correia de Brito fala sobre a atualidade de Shakespeare em dois locais: Escola Municipal Instituto Presbiteriano de Heliópolis, a partir das 10h, e a Praça da Palavra, às 18h. A performance interativa Retratos Escorregadios: apropriações poéticas dos erros acontece às 17h do sábado (30) terá um recital a partir da interação de josé juva, Camillo José, Jonatas Onofre e Ítalo Dantas com o público.

ARTES CÊNICAS
Desta vez, o Teatro Luiz Souto Dourado deixou de concentrar a maioria dos espetáculos do FIG, mas a programação do local continua englobando quase todo o festival, de amanhã até o dia 30. No local, se apresentam atrações como a peça Joelma, do Território Sirius Teatro (BA), amanhã, e Dança que ninguém quer ver, da Associação Giradança (RN), na segunda-feira (25). A Casa Galeria Galpão abriga espetáculos anteriormente encenados em residências no Recife, como Acontece enquanto você não quer ver, na segunda, às 21h, e Na beira, do Teatro de Fronteira (PE), na sexta (29), no mesmo horário. Já o Instituto Histórico de Garanhuns, localizada na Praça Dom Moura, passou a abrigar uma programação paralela de espetáculos em processo, focada em ensaios abertos, do sábado (23), com Alguém pra fugir comigo, da Resta 1 Coletivo de Teatro, até a sexta (29), com Os Miseráveis. Todas as apresentações acontecem a partir das 19h.

Filme A Luneta do Tempo tem exibição na quarta (27), às 18h40, seguida de debate com os realizadores. Crédito: Antônio Melcop/Divulgação
Filme A Luneta do Tempo tem exibição na quarta (27), às 18h40, seguida de debate com os realizadores. Crédito: Antônio Melcop/Divulgação

AUDIOVISUAL
A 12ª Mostra de Cinema do FIG, que acontece dos dias 22 a 28, no Cine Eldorado, traz vários achados para cinéfilos. Um deles é a sessão do novo filme de Anna Muylaert, Mãe só tem uma, às 18h40 deste sábado. Também é uma boa chance para ver o filme O menino e o mundo, de Alê Abreu, indicado ao Oscar deste ano de Melhor Animação em três dias: sábado (23), segunda (25) e quarta (27), sempre às 14h. Big Jato, novo filme de Cláudio Assis, tem sua primeira exibição no Agreste, onde foi filmado, com debate com os realizadores, às 18h40 da quinta (28). Na quarta (27), às 18h40, é a vez de A luneta do tempo, dirigido por Alceu Valença, com debate pós-sessão.

DESIGN, MODA E ARTES VISUAIS

A Casa Galeria Galpão concentra as atividades de design, moda e artes visuais, com funcionamento entre os dias 24 e 30 de julho, das 16h às 22h. Entre as exposições, estão Cavani Rosas vai ao cinema, com desenhos, cenários e storyborads produzidos pelo artista. Em fotografia, Ricardo Labá traz a mostra O som das imagens, junto com projeção e intervenção musical.

CULTURA POPULAR
De terça (26) a sexta-feira (30), o Palco Mamulengo e Pontos de Cultura começa a funcionar no Parque Euclides Dourado, com quatro atrações que se apresentam das 15h às 19h. Além dos mamulengos, a trio Fulni-ô e grupos de teatro de rua ganham espaço no local. Já o Palco de Cultura Popular, no centro de Garanhuns, começa a programação neste sábado e dá espaço a vários Patrimônios Vivos de Pernambuco, como o Caboclinho 7 Flexas e O Homem da Meia-Noite.

Confira a programação completa do FIG:



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL