Viver

FIG 2016: Margareth Menezes teve o menor público da semana no palco principal

O sanfoneiro Gennaro, que já tocou com Luiz Gonzaga e com Trio Nordestino, foi a atração principal do palco dedicado ao forró na mesma noite da cantora baiana

 

Era para ser Margareth Menezes, mas foi Gennaro que mereceu ser considerado a atração principal da noite de quinta-feira no Festival de Inverno de Garanhuns. Apesar de ter cantado no maior palco, na Praça Dominguinhos, a baiana fez um show morno, com músicas de Caetano Veloso e Gilberto Gil. Ela teve o menor público da semana. Durante três canções do repertório, chegou a sair de cena e deixou um músico sozinho diante da plateia no formato de voz e violão. Os arranjos tinham um formato acústico, pensado para ambientes mais intimistas, diferente da energia explosiva que revelou a artista nos primórdios da axé music.

Gennaro é que é um verdadeiro herdeiro de Dominguinhos. O sanfoneiro de 60 anos, que tocou na banda de Luiz Gonzaga e no Trio Nordestino, estava na programação do Palco Forró, localizado no Parque Euclides Dourado. Com maestria, autenticidade e qualidade, o alagoano cantou de cabeça erguida, como uma verdadeira atração principal, apesar do potencial reduzido de público oferecido a ele.

Sanfoneiro Gennaro é um autêntico herdeiro de Dominguinhos e Luiz Gonzaga. Foto: Leo Caldas

O Palco Forró funciona no mesmo lugar do Palco Pop (são o mesmo palco, na verdade). Este ano, pela primeira vez, a estrutura foi montada na rua, na área externa do Parque Euclides Dourado, a céu aberto (sem o pavilhão coberto existente em anos anteriores). Os motivos dessas duas mudanças foram os cortes de verbas do festival e a construção de uma quadra gradeada dentro do terreno do parque dos eucaliptos, que impedia a montagem de uma tenda.

No Palco Pop, as atrações da quinta eram Zeca Viana, Volver, Sandyale e Plutão Já Foi Planeta (finalista do programa de TV SuperStar). Dentro do parque, foi inserida ainda a programação do Som na Rural, apresentado por Roger de Renor, que recebeu a banda Semente de Vulcão na noite de quinta. Nesta sexta, o projeto deve atrair o maior público da semana por causa do show do cantor de rap cearense Rapadura Xique-Chico, às 23h.

O Parque Euclides Dourado também abriga, durante a tarde, as programações de teatro de bonecos (em uma tenda, dedicada principalmente a espetáculos de mamulengos) e de circo (em uma lona, lotada de crianças na quinta).

Margareth Menezes cantou versões intimistas de músicas de Gil e Caetano. Foto: Laís Domingues

No Palco Dominguinhos, antes de ver Margareth Menezes, o público assistiu ao show da Orquestra do Sucesso, comandada por Jorge Ribas e Zé Cafofinho, que em seguida resolveram fazer um show extra paralelo, de surpresa, no bar Off Cina, depois do fim da programação oficial.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...