Diario de Pernambuco
Busca
Luto Morre o mestre do coco Ferrugem Sepultamento está ocorrendo no Cemitério de Guadalupe, em Olinda

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 29/06/2016 15:45 Atualizado em: 29/06/2016 16:04

Mestre morreu aos 65 anos. Foto: Pedro Rampazza/Reprodução
Mestre morreu aos 65 anos. Foto: Pedro Rampazza/Reprodução

A cultura pernambucana perdeu mais um de seus representantes. Morreu, na madrugada desta quarta-feira (29), aos 65 anos, o mestre Ferrugem. Ele estava internado na UPA de Campina do Barreto para o tratamento de uma infecção urinária, quando apresentou uma piora no quadro e sofreu convulsões. O sepultamento está ocorrendo no Cemitério de Guadalupe, em Olinda.

Wilson Bispo do Santos era conhecido por defender o coco raiz, herança do avô, João Francisco da Luz, que apresentou o ritmo ao neto. Ferrugem, como passou a ser chamado, trabalhou como marceneiro e carpinteiro até descobrir afinidade com a música.

O primeiro contato do mestre com um estúdio de gravação foi em 2004, quando gravou músicas para o projeto Coco do Amaro Branco. Bastaram três anos para que ele lançasse o primeiro de muitos discos de coco, baião e samba. Entre os trabalhos que contaram com Ferrugem, o documentário Coco, a Roda, o Pneu e o Farol.

A morte foi lamentada por representantes da classe artística pernambucana. "Muito triste com a notícia do falecimento do Mestre Ferrugem...grande figura e grande voz da música pernambucana. 'Vão dizer por aí que não sou palha, mas qualquer fogo pouco me incendeia!'. Valeu Mestre! Obrigado por tudo, inté a próxima!", escreveu o compositor e cantor Juliano Holanda no Facebook.




MAIS NOTÍCIAS DO CANAL